Porquê?

Porquê?
Porquê?
Porquê?

Ceder território? Depois disto ?
Viver em zonas ocupadas depois disto ?

Esta é uma guerra também por valores, quais são os que queremos para nós e para os nossos filhos e netos ? As democracias liberais são imperfeitas porém o lado certo da história é ao lado delas não de déspotas que desprezam a vida e o sofrimento de outros para concretizar o seu projecto pessoal de poder.

As pessoas estão fartas da guerra ? Digam-no àquela mulher que perdeu quem amava, àquela menina amputada, àquela mulher que perdeu um pé. Só não o podem dizer à criança de trancinhas, é uma das centenas de crianças mortas pela guerra de Putin.

Repito esta é uma guerra não provocada, ilegal, contra o Direito Internacional e a Carta da ONU. Só há um agressor e um agredido.

De um lado temos os que defendem o seu país, a sua pátria, as suas escolhas, a sua liberdade e o que fazer com ela. Defendem-se contra o revisionismo histórico, contra o neocolonialismo russo, contra a opressão (como o fizeram Timor contra a gigante Indonésia), defendem o seu direito a ser europeus, como vocês e eu.

De outro um déspota que não olha a meios.

O lado certo da história ? Não é o dos “pacifistas” contra a guerra – contra a guerra estamos todos – é ao lado da dignidade humana e de dignidade os ucranianos ( os estónios, os polacos, os letões, os checos, os lituanos, até os cazaques e alguns corajosos russos) nos têm dado diariamente lições.

Estão fartos da guerra ? Pensem nos vossos filhos e nos que amam e por minutos tentem colocar-se nos sapatos destas crianças aterradas em caves enquanto decorrem bombardeamentos.

Para o caralho a guerra ? Não, para o caralho Putin e todos os que o apoiam e contemporizam com a megalomania russa ( duas notas finais: o PIB per capita russo é equivalente ao da Bulgária, país mais pobre da UE, os amigos de Putin passeiam-se em iates de dezenas ou mesmo centenas de milhões. Putin foi o homem que deixou morrer os submarinistas do Kursk ao impedir a ajuda internacional. Mais definidor que isto ?)


2 thoughts on “Porquê?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s