Paz ?

  1. Neste dia de Páscoa em que muitos de nós, crentes ou não crentes, se sentarão à mesa com a sua família, seja a de sangue seja a escolhida, há quem não o possa fazer.

Na Páscoa penso habitualmente na Paz, em verdade não só na Páscoa,mas neste dia especialmente.

  1. Vivemos uma guerra da Europa com dimensões para as quais não estávamos preparados, o êxodo de refugiados, a destruição total de cidades, um número de vítimas mortais de ambos os lados que será muito superior ao que é comunicado oficialmente.
  2. Vemos crimes de guerra a acontecer perante os nossos olhos – eles acontecem também noutros conflitos activos, faço esta nota para evitar o whataboutismo que salta em cada esquina quando se fala da Ucrânia – e vemos quem os negue os os considere “encenados”.
  3. Esta guerra decidirá o nosso futuro, o futuro da Europa e do Mundo, que não haja ilusões . É o mundo livre, das democracias ( com todos os seus defeitos e entorses) contra o avanço das autocracias ( onde um texto como este seria censurado e eu sofreria represálias e onde crianças são detidas por expressarem solidariedade com um país invadido).

É um momento definidor das sociedades que queremos e dos valores que defendemos. Não é um momento de se ser neutro, aliás ninguém é neutro, é o momento de escolher entre a coragem e a cobardia, entre a liberdade e o “pacifismo” imposto pelo direito da força.

  1. Os ucranianos não são perfeitos ? Que sociedade o é? Zelensky não é perfeito ? Não o será, como Churchill não o foi, nem Kohl, nem Miterrand, nem Mandela, nem Willy Brandt.
  2. Há neonazis na Ucrânia ? Há. Muito menos percentualmente é nominalmente que na Rússia e com menor expressão eleitoral e representatividade que a extrema-direita portuguesa. Factos ? Grupos de neonazis nas forças armadas russas: Nacionalistas Autónomos, RUS, Format 18, Russkye, União Eslava, BORN, DPNI, Exército Ortodoxo Russo, Unidade Nacional Russa, Movimento Imperial
    Russo, Rodina, Vontade Russa, Força de
    Missão Rusich, PND etc, são cerca de 120
    grupos.
    A juntar a isto há grupos nazis do lado russo da Roménia Legião de St. Estevão, da Hungria Frente Nacional e até por incrível que possa parecer o Grupo de lia Kyva, que são ex Prvy Sektor antigos neonazis ucranianos, agora ao serviço do Putin no Donbass.
  3. Nestes tempos conturbados lembro-me de dois homens e das suas palavras.

Churchill disse a 4 de Junho de 1940 na Casa dos Comuns:

“we shall fight on the landing grounds, we shall fight in the fields and in the streets, we shall fight in the hills; we shall never surrender”.

Cinco anos depois a 8 de Maio de 1945 a Alemanha era libertada do jugo nazi. A nossa liberdade deve-se a esta não rendição.

Lembro-me também do discurso de Konrad Adenauer a 18 de Agosto de 1961 ( quando se começou a erguer o Muro de Berlim )

„Die russische Regierung und das russische Volk sollten sich nicht dazu hergeben, daran mitzuwirken, daß ein Teil eines großen ihnen benachbarten Landes gegen den Willen der Bewohner in ein Konzentrationslager umgewandelt wird. (Beifall bei der CDU/CSU und Abgeordneten der SPD und FDP)

Man sollte in Moskau erkennen, daß alle Menschen in der Welt, die sich zu dem mit der Charta der Vereinten Nationen anerkannten Selbstbestimmungsrecht der Völker bekennen, nur eine tiefe Verachtung für ein Regime haben können, das dieses Selbstbestimmungsrecht mit Füßen tritt.“

Sintetizo apenas o último parágrafo: em Moscovo deve reconhecer-se o direito à autodeterminação dos povos, vertida na Carta das Nações Unidas e que um regime que não o respeita merece a nossa profunda abjeção.

A minha mais profunda vénia perante a coragem dos ucranianos.

( a minha rejeição e nojo é relativa à Rússia de Putin, não aos cidadãos russos, à cultura russa ou ao país)


2 thoughts on “Paz ?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s