Acasos

Na procura de um café aberto esta manhã decidi ir até aos Pastéis de Belém. Quando o meu pai era vivo e nós vivíamos ali por perto era um dos rituais de domingo ou feriado e cumpria-se sempre no dia primeiro do ano.

Quando cheguei estava cheio, porém encontrei uma mesa vaga. Sentei-me e uma jovem asiática perguntou se a podíamos partilhar. Trazia um livro na mão, em coreano soube um pouco mais à frente na conversa, e atravessou meio mundo para vir passar sozinha o Natal e o Ano Novo em Lisboa.

Perguntei-lhe porquê. “Por causa deste livro. Conhece?”. O livro era o “Comboio Nocturno para Lisboa” de Pascal Mercier. “Comecei a ler em 2016”, aponta com o dedo para a data no interior do livro, “reli em 2017 e 2018, decidi que tinha que conhecer Lisboa”. Por vezes basta um instante só, eleito ao acaso ou pelo acaso ou partilha de um livro, até do silêncio para nos sentirmos próximos de alguém. Aquela jovem que fala de forma viva, marcante, convivial, apaixonada por um livro difícil e pela Lisboa do livro devolveu-me a memória de um eu, já embrulhado em papel de seda.

“O verdadeiro encenador da nossa vida é o acaso”, escreveu Mercier, e é-o de facto. Cheguei a este livro em 2005, li-o em alemão, foi-me oferecido por um primeiro violinista, o rígido Herr Windfelfer, que desamarrou na minha filha mais velha o talento para o violino.

Quando nos encontrávamos no Conservatório, entre notas, correção da posição da mão, do pulso, da postura, do arco, falávamos de literatura. A minha filha ainda hoje anda graciosamente, de cabeça erguida como puxada por fio, exigência daquele mestre, não se tornou Luthier como sonhava em menina, mas quando encosta o violino ao ombro e nele coloca o e queixo volta a ser a criança de caracóis dourados e dedos voadores.

Trocamos um sorriso, colocamos canela nos pastéis e agradeci àquela estranha pela centelha de felicidade no dia primeiro do ano.


2 thoughts on “Acasos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s