Votos para 2020: sê uma senhora

Sê uma senhora, dizem-nos. A tua saia é muito curta. A tua camisa é muito decotada. As tuas calças são muito apertadas. Não mostres tanta pele. Não mostres as coxas. Não mostres as mamas. Não mostres o teu diafragma. Não mostres o decote. Não mostres a tua roupa interior. Não mostres os teus ombros. Cobre-te! Deixa alguma coisa para a imaginação. Veste-te modestamente. Não sejas sedutora. Os homens não se conseguem controlar.

Os homens têm necessidades. Pareces uma desajeitada. Solta-te. Mostra um pouco de pele. Sê sexy. Não sejas tão provocadora. Estás a pedi-las. Usa preto. Calça saltos. Estás demasiado bem vestida. Estás mal vestida. Não uses essas calças de fato de treino, parece que te acomodaste…

Sê uma senhora, dizem-nos. Não sejas muito gorda. Não sejas magra demais. Não sejas muito alta. Não sejas pequena demais. Come. Emagrece. Para de comer tanto. Não comas muito rápido. Pede antes uma salada. Não comas carboidratos. Recusa a sobremesa. Precisas de perder peso. Cabe nesse vestido. Faz uma dieta. Come aipo. Masca pastilha elástica. Bebe muita água. Tens de caber nesses jeans. Deus, pareces um esqueleto. Por que não comes? Estás magra. Pareces doente. Come. Homens gostam de mulheres com carne nos ossos. Sê pequena. Sê leve. Sê miúda. Sê delicada. Sê feminina. Usa tamanho S. Usa tamanho XS. Não sejas nada. Sê menos que nada.

Sê uma senhora, dizem-nos. Remove os pêlos do corpo. Depila as pernas. Depila as axilas. Depila a virilha. Depila o rosto. Depila os braços. Depila as sobrancelhas. Livra-te do buço. Faz descoloração aqui. Faz descoloração ali. Clareia a pele. Bronzeia a pele. Acaba com as cicatrizes. Cobre as estrias. Fortalece o abdômen. Preenche os lábios. Põe botox nas rugas. Faz um lifting na cara. Endurece a barriga. Afina as coxas. Tonifica as panturrilhas. Empina as mamas. Sê natural. Sê tu mesma. Sê genuína. Sê confiante. Esforças-te demais. Exageras. Os homens não gostam de raparigas exageradas.

Sê uma senhora, dizem-nos. Usa maquilhagem. Disfarça as manchas. Destaca as maçãs do rosto. Contorna as pálpebras. Preenche as sobrancelhas. Põe rímel nessas pestanas! Põe um batom. Põe pó, blush, pó bronzeador, iluminador. O teu cabelo está demasiado curto. O teu cabelo está demasiado cumprido. O teu cabelo tem pontas tão secas! Clareia o cabelo. As raízes do cabelo já se veem! Pinta o cabelo. Azul não, parece artificial. Estás a ficar com brancas. Pareces uma velha. Parece jovem. Parece jovial. Parece atemporal. Não envelheças. As mulheres não ficam velhas. Velho é feio. Os homens não gostam de feias.

Sê uma senhora, dizem-nos. Poupa-te. Sê pura. Sê virginal. Não fales sobre sexo. Não sejas uma vagabunda. Não sejas uma vadia. Não durmas por aí. Não percas a dignidade. Não faças sexo com homens demais. Não te entregues. Os homens não gostam de putas. Não sejas puritana. Não sejas tão controlada. Diverte-te mais. Sorri mais. Dá prazer aos homens. Sê experiente. Sê sexual. Sê inocente. Sê malandra. Sê virginal. Sê sexy. Não sejas como as outras.

Sê uma senhora, dizem-nos. Não fales tão alto. Não fales tanto. Não ocupes espaço. Não te sentes assim. Não te destaques tanto. Não sejas intimidante. Por que estás tão triste? Não sejas uma chata. Não sejas tão mandona. Não sejas assertiva. Não exageres. Não sejas tão emotiva. Não chores. Não grites. Não digas palavrões. Sê passiva. Sê obediente. Suporta a dor. Sê agradável. Não reclames. Deixa-o relaxar. Aumenta-lhe o ego. Faz com que ele se se apaixone por ti. Os homens querem o que não podem ter. Não te entregues. Fá-lo esforçar-se. Os homens gostam de caçar. Dobra as roupas dele. Faz o jantar dele. Mantém-no feliz. É essa a função de uma mulher. Vais ser uma boa esposa, um dia. Adota o sobrenome dele. Não queiras ser uma feminista maluca. Dá-lhe filhos. Não queres filhos? Vais querer um dia. Vais mudar de ideias.

Sê uma senhora, dizem-nos. Não sejas violada. Protege-te. Não bebas tanto. Não andes sozinha. Não saias tarde à noite. Não te vistas assim. Não mostres tanto. Não fiques bêbada. Não deixes a bebida sozinha. Arranja uma companhia. Anda em lugares bem iluminados. Anda só em lugares seguros. Diz sempre a alguém onde vais. Leva um spray de pimenta. Compra um apito. Empunha as chaves como uma arma. Faz um curso de autodefesa. Tranca as portas. Não saias sozinha. Não faças contato visual. Não pisques os olhos. Não pareças fácil demais. Não atraias a atenção. Não trabalhes até tarde. Não contes piadas porcas. Não sorrias para estranhos. Não saias de noite. Não confies em ninguém. Não digas sim. Não digas não.

Sê só uma senhora, dizem-nos.

PS – Adaptado e traduzido por mim a partir de um texto de Camille Rainville.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s