Deuses

Na berma de muitas ruas ou estradas no Uganda há “plant nurseries”, vendem-se mudas de flores e árvores. São assim como um jardim do Éden em miniatura (quando penso em paraíso e nas suas árvores, elas são sempre tropicais, ao pé de uma palmeira a macieira é sem jeito).

Na terra fértil elas crescem rapidamente, exuberantes. Trono de Íbis, como os que me visitam no meu jardim na margem do Lago Vitória. O Íbis era uma ave sagrada no Egipto e tida como sábia no Antigo Testamento. “Quem deu sabedoria às aves, como o Íbis, que anuncia as enchentes do rio Nilo ?”, pergunta-se no Livro de Jó. Diz-se desta ave que é a última a fugir numa tempestade e a primeira a regressar quando os ventos acalmam. Pessoa dedicou-lhe um poema. “Quando vejo esta Lisboa,/Digo sempre, Ah quem me dera/E essa era/Boa/ Ser um íbis esquisito,/ Ou pelo menos estar no Egipto”.

Olhando o Íbis que me ignora penso que muitos ugandeses são muçulmanos ou cristãos mas, ao mesmo tempo, são outra coisa. E essa outra coisa é o chão da sua alma e admite a existência de outros deuses, e isso é muito importante. Torna as pessoas disponíveis e abertas às coisas. É perfeitamente possível o camponês dar-lhe uma explicação do mundo onde cabe toda a poesia e o professor universitário acreditar na circularidade do tempo, uma ideia tão bela e africana, que nunca morremos continuamos vivos nos outros e eles vivos em nós. Os europeus têm o relógio, os africanos o tempo.

Há cinco anos morreu o meu pai, já não o choro, celebro-o onde sei que foi feliz, nesta África que foi dele, onde nasci e que trago em mim como uma capulana que me aquece.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s