Desafios de uma ocidental perante um sari

Estão a ver um Puzzle daqueles com milhares de peças pequenas? É quase como vestir um sari.

Sobre a minha cama estendem-se nove metros de seda laranja e rosa (os saris têm entre 4 a 9 metros de comprimento por 1,5 de largura e são vendidos em materiais diferentes) e uma pessoa procura reproduzir os passos que tem armazenados na memória remota (tão remota como o Paleolítico).

Vesti a ghanghra (um saiote de algodão até ao fundo dos pés e numa cor condizente com o sari) laranja e uma tshirt branca em vez do choli (uma blusinha curta).

As mulheres do Bangladesh são mais baixas e têm um peito menor que o meu, pelo que a busca pelo choli se transformou numa caçada à descoberta da Atlântida (as monções contribuíram para os efeitos especiais).

O primeiro passo é dar uma volta à cintura com o tecido com barra em baixo (em sentido contrário ao do relógio), prende-lo na ghanghra com um alfinete. Depois é dar mais meia volta e parar bem no meio do corpo.

Seguem-se as pregas que se devem situar do lado direito do umbigo ( 5 a 8 ) e que são fixadas com um alfinete ( fazer as pregas com uma mão, a direita, segurando nos metros de tecido restantes com a outra é quase tão fácil como atravessar a muralha da China ao pé coxinho, um dia chegamos lá).

Depois é pegar no tecido restante e atirar por cima do ombro esquerdo. Com a ponta do sari dá-se uma volta ao corpo e prende-se na cintura do lado esquerdo. Por fim prende-se o sari com um alfinete bonito no ombro fazendo algumas pregas ( aqui há tantas variações possíveis como receitas de bacalhau). Com o Pallau ( tecido descaído nas costas ) pode cobrir-se a cabeça com graciosidade.

Demorei uma boa meia hora até estar vestida, fiz a minha meditação enquanto dei voltas ao tecido e no final, bem no final senti-me a deusa Lakshmi.

Ohmmmmmmmm

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s