O canalha

Há poucos autores que escrevam sobre canalhas como Nelson Rodrigues. Na crónica “O Juiz ( árbitro) ladrão” escreve que “o pulha costuma ter uma fluorescente aura de simpatia”, o canalha “é sempre um cordial, um ameno, um amorável”. Ou seja a coluna dorsal do canalha é a falsidade ( é uma contradição em termos escrever coluna dorsal e canalha na mesma frase, mas tomem-no como liberdade poética). É alguém que lhe dá palmadinhas nas costas enquanto mede os centímetros de pele onde lhe vai enterrar a faca. “A mão que afaga é a mesma que apedreja”. O canalha tem outra característica: é um cobarde e nunca assina a sua obra, manipula outros e mantém-se nos bastidores ( aliás os seres mais abjectos gostam quase todos da escuridão). ” Há um momento em que, no meu dilacerado otimismo, imagino que até o canalha e, repito, até o mais degradado dos seres, há-de ter uma nesga de azul, um momento de compaixão, um gesto de amor, ou de sonho ou de pena”, escreve Rodrigues em “Flor de Obsessão”.

Eu não sou tão optimista, o canalha é um narcisista fustigado por um complexo de inferioridade, é incapaz de conceder que outrem brilhe, tenha sucesso ou seja melhor que ele. A dor do outro ? Não interessa ? A injustiça ? Não interessa? A deslealdade? É a sua arma de eleição.

Quem já teve uma faca enterrada nas costas sabe o que dói a traição, a maldezinha, a mesquinhez. Não tenho a menor ilusão que se possa mudar um canalha, porque os canalhas são como os porcos: até lhes pode dar a melhor ração do mundo, mas eles continuam fuçando o lixo.

A melhor forma de lidar com quem trata outros como descartáveis é a distância, ser ( sempre foi) melhor que ele e acreditar no equilíbrio do universo. Lixo atrai lixo ou simplesmente é despejado na lixeira e esquecido. Sozinho.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s