Aprendiz de piloto: reflexões sobre ética

Elegant dance

Nem sempre estamos de acordo parece ser a única coisa em que à primeira vista todos estamos de acordo. Há também um outro ponto coincidente: a nossa vida é em parte resultado do que cada um de nós quiser. Se é verdade não somos livres de escolher o que nos acontece (ser bonitos ou menos bonitos, nascer numa ou noutra geografia, ter um acidente), somos livres de responder desta maneira ou daquela ao que nos acontece. Podemos ser prudentes ou temerários, obedecer ou subverter. É sempre uma questão de escolha.

Todas as minhas decisões deixam a sua marca em mim antes de a deixarem no mundo que me rodeia. Muitos de nós concordam com o princípio fundamental da Ética, “não faças aos outros o que não queres que te façam a ti”, mas é igualmente verdade que “tudo o que fizeres a  outros fá-lo-ás também a ti próprio”.

Erich Fromm em Ética e Psicanálise escreveu que “a vida humana não pode ser vivida repetindo os padrões da espécie; é cada um de nós quem deve viver. E viver como o aprendiz de piloto. Conhecem a história? Um instrutor de voo perguntou ao seu aluno: “está dentro de um avião, surge uma tempestade e perde um motor. O que faz?”. Imperturbável o aluno responde, “voo com o outro motor”. “Bem, outra tempestade fá-lo perder esse motor. Como resolve a situação ?”. “Continuando com outro motor”. “Mais uma tempestade vem e destrói-lhe esse motor e agora?”. “Continuo com outro motor”. Já irritado o instrutor diz, “pode saber-se onde vai buscar tantos motores ?”. ” Ao mesmo sítio de onde o senhor vai buscar tantas tempestades”.

 

 

 

 

 

Anúncios

One thought on “Aprendiz de piloto: reflexões sobre ética

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s