Carta de despedida

Algo precisa ser feito quando o vazio nos ronda com sua lucidez implacável. Escrevo-te. 
Não sei em que momento comecei a perder-te, nem tão pouco como sucedeu esta lenta despedida. O único que sinto é a tua ausência e ainda nem parti.
Nunca tive jeito para dizer adeus e é o que tenho feito nos últimos dias. A minha afilhada de 9 anos, sentou-se ao meu lado no sofá, olhou-me com os seus olhos enormes, azul atlântico, e abraçou-me. Em silêncio. Ficamos ali muito tempo, de olhos fechados, enroladas como um poente. “Escrevo-te”. Dos poucos postais que ainda recebo a maioria são dela, da minha alemãzinha. 
 Passaram-se vinte e um anos desde que cheguei à Alemanha. Morei em cinco casas e outras tantas cidades. 

Agora é tempo de trocar o meu porto seguro Bona, por Lisboa. 

Para trás ficam as livrarias onde me apaixonei, as óperas inesquecíveis, os amigos que fui conquistando, os abraços dos colegas à chegada de cada missão (partimos quase sempre sem a certeza de voltar), a minha filha mais velha, as minhas filhas adoptivas, e as minhas rosas. Falta um mês e está a custar muito

Até sempre minha querida Alemanha.

4 thoughts on “Carta de despedida

  1. Conheci o seu blog através das partilhas da Amélia, não fazia ideia na altura de que eram família, só sabia que gostava daquilo que lia. O bem da distância, se há nela algum, é que as palavras atravessam quilómetros mais depressa do que os nossos passos e sei que as suas vão chegar cá na mesma. Sei o quão difícil é deixar para trás aquilo que já tornamos nosso, embora às vezes tenhamos casas emocionais em mais do que um sítio e seja assim mais difícil saber o que nos faz mais falta, ou onde é que realmente pertencemos. Boa sorte em Lisboa! Vamo-nos encontrando por aqui, como sempre. 🙂

    Liked by 1 person

  2. Ó pá, mas então?!!! Pelo amor de Deus, não me esqueças! Quando a tiveres, manda-me a tua nova morada, números de telefones, etc, para nos encontrarmos quando eu for a Lisboa. E coragem: a vida continua! (Eu sou óptimo a dar bons conselhos aos outros…)

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

