Postais do Masai Mara 


Os Masai do Quénia têm lendas muito bonitas, quase todas envolvendo leões. Uma das minhas preferidas é “Anuani ya Simba” (o baobá do leão desperto). A história é muito longa – feita à medida das noites sem relógio redor da fogueira no enkang (aldeia) – mas vou partilhar uma versão mais curta. 
Um espírito brincalhão decidiu desviar as águas do Nilo criando uma ilha na qual habitavam antílopes e apenas um poderoso leão. No início o leão seguia as leis da natureza e caçava os antílopes, até que um dia ficou frente a frente com um antílope sagaz que, dirigindo-se ao leão, lhe disse: “antes de me matares olha-te nas águas do Nilo. O que vês? Força, poder e solidão”. 
O leão reconheceu o peso de estar só. “Proponho-te um pacto: tu não matas mais antílopes da nossa manada e nós deixamos-te fazer parte dela”. Com o tempo o leão afeiçoou-se aos antílopes e atravessava o Nilo para o outro lado para ir caçar.

Passaram-se anos e o leão cumpriu a sua palavra. Foi envelhecendo. Até que um dia os antílopes lhe disseram: “fica aqui, queremos fazer-te uma surpresa”. Os antílopes atravessaram o rio deixando o leão à espera. Passaram horas, dias, semanas e os antílopes não voltaram. O leão foi entristecendo e emagrecendo até se tornar numa sombra do que era. Estava muito próximo da morte quando o espírito da floresta lhe apareceu num baobá. “Olha-te nas águas do Nilo. O que vês ? No fundo dos teus olhos está a fera, o indomável”. Nesse dia o leão voltou a ser o rei da savana.

Moral da história para os Masai: para o leão “temos dentro de nós a força para nos erguer”, para os antílopes “pese as suas palavras e as suas promessas pois estas podem ferir o outro, mesmo quando este é forte como um leão”, ainda outra lição: a cobardia pode matar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s