O regresso 

Era tão bom poder meter no bolso o ar da praia onde escrevo, o ar da praia quando o horizonte muda de cor, e respirá-lo pelas manhãs devagarinho. Seria parecido com as espirais ténues que continuam a sair pelos frascos de perfume vazios. Sal, pinheiros e uma quase vontade de chorar. 
Quando as circunstâncias me fazem pensar em mim, pensar naquilo a que se chama vida, imagino-me um barquinho de papel a navegar que chega a uma espécie de Índia. Espreitando a linha do horizonte e as nuvens, inspirando fundo. 
O acaso é um pseudónimo que Deus utiliza quando não quer assinar escreveu o Lobo Antunes. Acredito pouco no acaso, muito mais nas escolhas. Não o nego claro que ele às vezes apanha-nos como uma festa no cabelo, outras como um turbilhão que batalha tudo como uma rajada de vento varrendo um tabuleiro de jogo. 

Passei duas semanas em Lisboa e foi um pouco como abrir a caixa de cartão onde se guardam as memórias, no fundo do guarda-fatos ou na prateleira mais alta da despensa. Em mais nenhuma cidade me vem esta inquietação. O passado irrompe de súbito pelo meu presente. Fiquei com os olhos cheios de infância. A rua que foi minha, quase na mesma – houve um tempo em que a minha rua era um prolongamento natural da casa – a casa dos pais é hoje um condomínio fechado. Pessoas que não conheço moram na minha casa. Espio-a. Ainda sei de cor cada detalhe. Fui daqui que parti para a minha, as minhas Índias.

Os amigos, os mesmos, que me estendem sorrisos. A amizade sempre foi para mim absoluta. Nunca precisei de antidepressivos. Tenho amigos. Elegantes de alma que me devolvem horas felizes.

O horóscopo diz-me: tenha cuidado com o coração. Como se eu não soubesse que me pode trair a qualquer momento. Ainda me perguntam porque vives com tanta intensidade ? 

Pertence-me este anoitecer. “Quando o comboio partir, não digas adeus porque ficaste no cais. Foi apenas o teu passado que se foi embora (…) o teu presente ficou”. 
Se eu pudesse levar no bolso o ar desta praia.  

Deixe uma Resposta

