Post em tempo real – notas de Kakuma 


Hoje é dia do sonho. Como o António Gedeão escreveu “sempre que o homem sonha o mundo pula e avança”. 

Aqui nestas terras de fim de mundo há muitos sonhos, sobretudo o de uma vida digna e em paz, onde as crianças tenham direito à infância e a frequentar a escola, sem carregar o peso da injustiça à cabeça. Se muitos destes sonhos morrerão. Há os que se concretizam e é de um desses sonhos que quero falar.
Quero contar a história da Istarlin, tem nome de constelação e um brilho que só os corpos celestes tem. É uma mulher somali de 26 anos que foi forçada a casar-se aos 16 anos. Teve duas filhas desse martírio, abandonou a escola, mas nunca desistiu. Divorciou-se, cuida sozinha das filhas ( se é difícil na Europa ser-se mulher ou homem divorciado e cuidar dos filhos imaginem num campo desprovido de quase tudo). Voltou para escola, acabou com excelentes notas o ensino secundário. Tornou-se activista dos direitos das mulheres e conselheira social. É ela que denuncia abusos sexuais e fala de olhos nos olhos com com os líderes e os anciãos. É ela que acompanha as vítimas de violação ( este ano em Kakuma houve uma vaga de violações dirigidas contra meninas e mulheres somalis, os autores tinham o rosto velado e aqueles que lhes viram o rosto foram executados sumariamente) no hospital. É ela que luta para que as meninas tenham bolsas de estudo que lhes paguem os livros e os uniformes. 
O trabalho de anos desta mulher foi compensado agora com a liberdade. No final deste ano será realocada nos Estados Unidos onde poderá concluir os estudos universitários e dar às filhas uma vida diferente. Kakuma perde uma grande mulher, mas ela merece mais que ninguém viver o seu sonho.


2 thoughts on “Post em tempo real – notas de Kakuma 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s