O lugar como o “Skateistão” não deveria existir no Afeganistão

   
 Tenho uma dívida permanente com locais como este e pessoas como as da história que vou contar. Bebo da sua coragem. 

Este lugar resulta de uma desobediência: ali não devia existir alegria, nem meninas a andar de skate. Façamos uma crónica do inesperado.  
O dia de Hanifa começa com uma queda. Na descida da Wall Ride, uma rampa cuja inclinação é de quase 90 graus. Pode acontecer a todos. Até à melhor Skateborder de Cabul. Uns aprendem a andar, outros aprendem a cair, diria o Mia Couto. 
Nevou na capital afegã. Está frio no pavilhão. Talvez os músculos da adolescente de 14 anos não estejam suficientemente aquecidos para a manobra difícil. Levanta-se rapidamente. Hanifa não é apenas Skateborder, é também treinadora de 13 meninas, principiantes. Aqui elas ensaiam voos, a alegria instala-se sem convite. Aqui apetece demorar o tempo. 

Um em cada dois afegãos é uma criança com menos de 15 anos. Mas o que significa infância num país onde ir à escola é um privilégio de poucos e o trabalho infantil tão vulgar como o azul berrante do céu ? Só em Cabul existem mais de 80 mil crianças que lavam carros, vendem pastilhas elásticas ou se prostituem. 
Locais onde se possa ser criança são raros. Este nasceu há nove anos. A ideia é de um nómada australiano, Olivier Percovich, que entretanto a exportou para o Cambodja, a Jordânia ou o Brasil. Estes Parques de Skate conjugam escola e desporto. O de Cabul tem 1200 alunos, quase metade são meninas. Os alunos são trazidos de casa por autocarros escolares para minimizar o risco de atentados ( a escola perdeu 4 alunos em atentados bombistas).
 Em 2020, nos Jogos Olímpicos de Tóquio o Skate será pela primeira vez disciplina olímpica. Hanifa, um talento natural, treina para se qualificar. Um sonho do tamanho do mundo para uma menina afegã. 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s