Um piano desafinado em Bagdade

Este fim de semana houve em Bagdade um duplo atentado à uma mesquita xiita, uma uma marcha de apoiantes de um ex-Warlord e um concerto com um piano desafinado. Afirmação política numa cidade onde fanatismo religioso que ameaça a música.Atrás de muros altos de betão e rolos de arame farpado, na greenzone dentro da greenzone que é a Embaixada alemã no Iraque, a mais bem vigiada de todas as Embaixadas alemãs, há um pequeno piano Yamaha, que para os padrões comuns alemães estaria bom para a sucata.O pedal esquerdo não funciona, os martelos estão desgastados e há cordas prestes a partir. “Um bom pianista tem de ser capaz de tocar em qualquer instrumento”, diz uma das jovens revelações alemãs, Florian Heinisch. 

 A ideia para este concerto improvável, que reuniu um pianista alemão e um violoncelista iraquiano, que é simultaneamente activista contra a corrupção, nasceu em 2014, quando o Estado Islâmico, se encontrava às portas da cidade, de uma conversa entre o violoncelista iraquiano e maestro da Orquestra Nacional iraquiana, Karim Wasfi, e o embaixador alemão. O músico está convicto que Brahms e Beethoven são uma espécie de guerreiros contra o obscurantismo daqueles que declararam guerra ao Iraque e ao mundo ocidental. A música é uma forma de resistência não violenta. Decidiram então realizá-lo. 

Ultrapassadas muitas, muitas dificuldades o alemão e o iraquiano actuaram no centro “Arte para a Paz”, perto da Embaixada da Alemanha, no bairro de Mansur. O centro é uma sala de paredes despidas, com cadeiras plásticas e um pequeno palco. Numa plateia completa sentam-se mulheres e homens, lado a lado. Uma geração que não conheceu mais nada do que guerra e morte. Mas este momento pertence-lhes. A Sonata número 2 de Beethoven para piano e violoncelo ecoa, o terror quotidiano fica suspenso. “Estamos num dentro que não tem fora”, como escreveu o Ferreira Gullar.

( 22 músicos da Orquestra Nacional iraquiana procuram refúgio para a Europa nos últimos 3 anos) 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s