Húngria em 3 perguntas 

  

‘Porque a paixão não argumenta com palavras da razão.’É uma das minhas citações preferidas do extraordinário romance do autor húngaro Sándor Márai, “As velas ardem até ao fim”. É a história de dois amigos inseparáveis na juventude que se reencontram depois de quarenta anos sem se verem. Um, passou muito tempo no Extremo Oriente, o outro, ao contrário, permaneceu na sua propriedade. Mas ambos viveram à espera deste momento, de se reconciliarem e de falarem do que entre eles se interpôs: o amor pela mesma mulher. ” Uma pessoa compreende o mundo, pouco a pouco, e depois morre.”
O propósito deste post, não é falar da minha paixão pela literatura húngara, mas deixar-vos com três curiosidades, três perguntas acerca de um dos países mais elegantes da Europa. Serão bagatelas? Talvez. Porém a memória tem destas coisas, guarda informações inúteis e de repente a luz caí de um lado qualquer e elas iluminam-se. Fazem-nos viajar.

Eis as perguntas:

Quantas peças compõem o “cubo mágico”, inventado em 1976 pelo engenheiro húngaro Ernö Rubik? 
Vinte seis peças coloridas permitem 43 triliões de combinações, combinações que permitiram, se traduzidas em mosaicos, pavimentar a superfície terrestre duzentas vezes. 

Quantas ervas são necessárias para um Unicum? Quarenta ervas e quarenta graus de teor alcóolico dão corpo a este licor extremamente amargo húngaro.

Corria o ano de 1790 quando o médico da corte , foi chamado perante o Imperador e Rei da Hungria, Joseph II.

O doutor Jozsef Zwack, ofereceu ao monarca da casa de Habsburgo um remédio contra a indigestão. Ao provar o medicamento que lhe foi oferecido, o monarca terá comentado: “Dr. Zwak, isto é unicum(único, em latim)”, baptizando para a posteridade o licor. Ainda hoje é a família Zwak que está na posse da fórmula secreta. 

Qual o maior valor nominal de sempre de uma nota ? 
Três mil milhões. Em 1946, na época da hiperinflação, houve uma nota de Pengö com esse valor. Em Agosto do mesmo ano o Pengö seria substituído pelo Florint. 


2 thoughts on “Húngria em 3 perguntas 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s