Hamlet em Calais

  

1.

“Quando cheguei à praia o primeiro cadáver que vi foi o de um bebé. Devia ter 9 ou 10 meses. Estava vestido com roupa quente e tinha um gorro. Uma chupeta cor de laranja estava presa à sua roupa. Ao lado dele, uma outra criança de 8, 9 anos e uma mulher. A mãe talvez. Fiquei paralisado. Em seguida tirei algumas fotografias. Percorri a praia e encontrei sobre uma rocha o corpo de outra criança. Contei dez mortos. Há tantos cadáveres que deixei de os contar.

E se aquele bebé fosse o meu filho?”

Este é o testemunho de um fotógrafo turco Ozan Köse que trabalha para a agência noticiosa AFP. Os náufragos a que se refere são os da noite de 29 para 30 de Janeiro de 2016, cujos corpo deram à costa em Bademli.
Na véspera o fotógrafo cruzou-se com centenas de pessoas que tentavam chegar à Grécia. “Não tem medo de se afogarem?”. “Não temos outra escolha. Temos de ir”.

Nos últimos cinco meses 300 crianças morreram afogadas a tentar chegar a Europa. 

2.

Hamlet é a história de um homem jovem, deprimido e frustrado, entre a vida e a morte, que não sabe o que fazer e que luta para tomar decisões. Hamlet é a história de vida de tantos homens e adolescentes na “Selva” o campo de refugiados improvisado em Calais. 

Esta semana um grupo de teatro, o Shakespeare Globe, apresentou Hamelet em Calais. Uma sinopse da obra do dramaturgo foi preparada em Pastum, Farsi, Árabe, Francês e Curdo. Os actores usaram a língua do mestre. No final os aplausos misturam-se com as  lágrimas. Porque é vida é muito mais do que esperar todos os dias duas horas por um pouco de água ou de comida.  Mesmo no inferno dos danados pode existir um cantinho de paraíso. 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s