Da amizade em tempos de Facebook

Abro uma revista antiga, amarelecida, e leio um longo texto sobre a amizade. Do tempo em havia bailes, casamenteiras e longos telefonemas enrolando na ponta dos dedos os caracóis do fio telefónico. Somo-lhe os anos que se passaram e polvilho o artigo com a velocidade, zackzackzackzack, a que vivemos.

Dou por mim a pensar que a amizade não mudou, que cada encontro com alguém é no fundo um reencontro. Tornamo-nos amigos daquela pessoa porque a procuravamos. É verdade que muitos procuram sem encontrar. Porém nunca ninguém achou sem procurar, mesmo que não soubesse o que procurava ou quem procurava.

Dou por mim a pensar porque falham as amizades, porque se  dissolvem como o último dia de Verão. Os motivos são quase sempre vagos,  a maioria das vezes por desinteresse, nunca falta de tempo, que esse quando se quer encontra-se sempre, falham sobretudo por esse pecado maior que é o orgulho. Sem coragem para perdoar somamos mágoas e o silêncios, a luz deixa de incidir e os intervalos do silêncio doem mais que palavras cortantes. Escassos propósitos os de reconciliação. A rendição é sempre inesperada.

E qual é a fórmula da amizade? Devia estar impressa em tshirts como a da relatividade: ouvir o outro, dar-lhe atenção e importância. O resto, os polegares azuis do Facebook, os emojis sorridentes são de plástico. Precisamos de pele, de ombro e disponibilidade. E a escolha de dar é nossa. Sempre. Não há desculpa, apenas egoísmo.

Há quanto tempo não escreve com a sua caligrafia a um amigo? Há quanto tempo não lhe telefona? Há quanto não vai para além “olá como estás? Tudo vai bem?”

 

 

 


2 thoughts on “Da amizade em tempos de Facebook

  1. Uma das mais belas palavras “amizade”, para mim, e porque temos várias formas de sentir, amizade pura é um dos maiores valores entre nós humanos. É triste, mas nos tempos modernos é um sentimento cada vez mais raro.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s