Manias

livro-organizados-por-cor

Eu tenho. Tu tens. Ele tem. Não é uma lição de conjugação verbal. É uma constatação. Estou a falar de manias que todos temos. Uma mania é uma mala, maior ou menor, que carregamos connosco e cada uma delas tem uma história para contar.

Há quem tenha a mania de estender a roupa por cores e peças idênticas, de arrumar os livros por altura, outros têm as gavetas organizadas a régua e esquadro, dormem com um boneco do peluche, não suportam roupa do avesso, endireitam quadros tortos ou não emprestam livros. Como diz a canção do Caetano,  “Cada qual com sua mania/O gosto não se discute. /Artefatos, bestas, homens e mulheres /Cada um é como é/ Cada um é cada qual /E se manda pela escada como quer”.

A minha forma de me “mandar da escada” é não conseguir sair da cama sem ouvir as notícias, uma espécie de pequena epifania matinal, ter o iPhone 24 horas por dia ligado mesmo quando conduzo, desacelerar quando vou na faixa da esquerda e o condutor de trás faz sinais de luzes ou buzina – é um jogo de paciência e eu tenho muita-  chatear os amigos com poemas e dizer sempre o que penso mesmo nas redes sociais. Sou um caso de psiquiatria.

E os estimados leitores?

4 thoughts on “Manias

Deixe uma Resposta

