Cochabamba a felina 

   

     

Cochabamba é uma cidade que nos agarra pelo pescoço como um felino e nos coloca no colo para um diálogo de delicadezas. Eu explico. Não é fácil aqui chegar, exige esforços  quase acrobáticos, desta vez “apenas” , nem da distância. “As paisagens externas iluminam a nossa paisagem interior para o bem e para o mal”. Tenho estas palavras escritas a tinta azul num moleskine onde vou anotando impressões de viagens. 

Cochabamba inscreveu-se em mim primeiro como algo indizível – emocionei-me com a dureza quotidiana, a pobreza de beira de estrada, a violência latente, os mendigos na porta da igreja, o trabalho infantil- depois transformou-se em texto. Com verbos conjugados no futuro. Cochabamba está por acontecer. Mas encontrei nela a generosidade dos que vivem das migalhas que caem da mesa dos mais abastado e esse valor cada vez mais raro que é a dignidade. 
Ando pela cidade de táxi e nunca até hoje me cobraram mais do que os 8 bolivianos que cobram a um cochabambino, os trocos vem correctos, os mendigos não insistem, as vendedoras de berma tem uma delicadeza quase perdida noutras latitudes. E sorriem de um modo improvável para quem tem um olhar tão duro. Apaziguo-me com as batalhas que talvez não ganhe, mas nem isso a luta deixa de valer ser travada. 
Cochabamba tem a singularidade das cores quentes bolivianas e cutuca, como se diz no português feliz do Brasil, o meu conforto. Tenho em sala – o projecto que aqui me tem trazido é com rádios comunitárias dos povos originários – guarani, quechua, aymara, todos fizeram longas viagens pelas agrestes estradas bolivianas. Um deles demorou dois dias e meio a chegar. “Estou aqui para crescer”, disse . Eu também. 
Deixe uma Resposta

