Museu dos Corações Partidos

Na geografia dos afectos há objectos que se transformam numa espécie de porto no qual não se volta a lançar amarras.

Quando um amor acaba o que fazer com as memórias físicas dele? Os objectos, as cartas, os presentes existem para reconhecer o outro, para estruturar os nossos sentimentos, por vezes para dizer sem palavras o que é suficientemente importante para ser dito.

Como nem todos os afectos, nem mesmo os grandes amores, têm um final feliz sobram os seus despojos. Alguns, os preferem guardá-los numa caixa no sótão, embrulhados em papel amarelecidos, onde não desinquietem a paz das coisas. Quem sabe para os desembrulhar mais tarde, numa espécie de Natal imóvel e portátil, encontrando neles um consolo infantil e a nostalgia dos momentos partilhados.

Os mais pragmáticos, feridos ou os conseguem esquartejar sentimentos e pensamento, separam DVDs, livros, fotografias e despejam as memórias no contentor mais próximo. Recalcando todos os assomos da saudade ou da mágoa.

Para os amantes separados há em Zagreb um local extraordinário, o Museu dos Corações Partidos, no centro histórico da cidade. Cada objecto exposto é acompanhado pela sua história. Lá se encontram as cartas e fotografias que um homem arménio, Yerevan, escreveu e enviou à namorada, antes de morrer num acidente de automóvel, no dia seguinte à ter pedido em casamento. É um museu que faz chorar e rir. Lá se encontra um telemóvel oferecido para que a namorada não volte a ligar, um ferro de engomar usado para passar um vestido de casamento de que é o único sobrevivente; o telemóvel de um amante, as chaves de casa dele oferecidas ao museu para ela não sofrer a tentação de lhe voltar a entrar em casa.

Não é um lugar triste este Museu, embora contenha o sal das lágrimas, porque como disse o Vinicius “a vida só se dá/Pra quem se deu/Pra quem amou, pra quem chorou/Pra quem sofreu”. O amor é como um mapa, pode estar esborcinado depois de muitas viagens,dá rumo à existência. Nunca é uma dependência, mas uma abundância.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s