Ficção científica? Não, Suécia.

Hannes Sjöblad não necessita de cartão de identificação para entrar no escritório, nem no ginásio. Para desbloquear o telemóvel não necessita de código, basta aproximar a mão. No inverno passado o sueco implantou na mão um chip, do tamanho de um grão de milho, que contém todas as suas informações pessoais e códigos. O que parece ficção científica tornou-se na Suécia há muito realidade, pelo menos 300 pessoas já implantaram um RFID-chip. Em breve os chips suecos substituirão os cartões de débito e de crédito, assim como serão suficientes para embarcar num avião.

Não sei muito bem o que pensar desta possibilidade que a ciência nos oferece. Se por outro vejo a sua componente prática ( não ter de decorar pins, transportar cartões e documentos de identificação) por outro lado ela abre, não escancara a porta da vigilância total e da transparência total.

( agora que me dava jeito um chip destes para substituir as chaves de casa e do carro, sempre perdidas nas catacumbas da minha mala de mão, ou o cartão da garagem, dava)

Anúncios

One thought on “Ficção científica? Não, Suécia.

  1. Passei por aqui para pôr a leitura em dia, Helena.
    Também ouvi na rádio esta notícia. Por um lado estas modernices trazem-nos algumas comodidades, mas penso que nalguns casos é um exagero à custa de outras coisas mais importantes.
    Para já, nessa comodidade do chip não alinho 🙂
    Beijinhos

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s