Maravilhas da língua alemã

Sprache

Uma das coisas que mais aprecio na língua alemã é a elasticidade para esticar até à vertigem as capacidades expressivas. Alguns exemplos? Ei-los.

Todos nós conhecemos alguém que nunca está satisfeito. Se a refeição é peixe deveria ser carne. Se chove deveria brilhar o sol, se está sol reclama do calor. Se vamos cinema, devíamos ter escolhido o teatro. Para descrever este tipo de pessoas, a personificação do chato, os alemães usam a deliciosa expressão “Jammerlappen” (Lappen = trapo, pedaço de pano, Jammern = queixar-se, lamuriar). Agora visualizem um pedaço de pano amarrotado e pronto para apagar qualquer centelha de boa disposição. Funciona ou não?

O contrário do chato é  o “Spassvogel” (Vogel = pássaro, ave,  Spass = diversão). Na realidade esta “ave que diverte”, não tem penas, mas consegue fazer-nos voar. Tem sempre na ponta da língua um dito espirituoso ou intermináveis anedotas.

Quando se pensa em gatos vem-nos à cabeça adjectivos como elegante, independente, fofinho, terno. Já quando um alemão se refere a “Katzenmusik” (Musik = música, Katzen = gatos) a última coisa em que está a pensar é em beleza, elegância ou harmonia. A expressão “Música de gatos” é usada qualificar má música ou música semelhante ao miar dos gatos durante o cio.

Por melhor que funcione o departamento de comunicação interna de uma empresa, quase todas as grande empresas têm a chamada “Funkflur” (Funk = rádio, Flur = corredor). Quase nunca a “rádio corredor” divulga notícias verdadeiras, mas informa copiosamente sobre as últimas “bisbilhotices”.  Bem, às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s