Incubadora? Não obrigado

Quando um médico se decide a “desligar as máquinas” na maioria dos casos isso significa que pouco se poderá fazer pelo paciente. Há no entanto excepções. A neonatologista sul-africana, Elise van Rooyen, “baniu” a tecnologia da sua estação no Hospital Universitário de Pretória e com resultados surpreendentes.

“Não se trata de uma medida para poupar custos, mas do que é melhor para mães e crianças”, responde à pergunta reflexo dos jornalistas europeus, que viajaram a convite da Bayer, habituados a associar High Tech à qualidade dos cuidados médicos. Para os bebés prematuros e para bebés de risco o serem colocados em contacto com a pele da mãe tem inúmeras vantagens. “Dormem mais tempo, de forma mais calma e melhor. O que é muito importante porque um padrão de sono saudável é decisivo para o desenvolvimento cognitivo”. Ao colo das mães os bebés ficam menos stressados do que na incubadora (o que deixa facilmente comprovar pela concentração de corticoesteróides, a hormona do stress) e choram menos quando levam uma injecção. Mais de seis mil bebés foram tratados com sucesso recorrendo ao “Kangoroo Mother Care”, ou seja o ter o bebé junto à pele. Face aos bons resultados Elise van Rooyen quer introduzir esta terapia noutros estados africanos.

Está foi uma das melhores notícias que li no primeiro dia do ano. Como mãe – que teve as duas filhas em incubadoras quase não lhes podendo tocar durante semanas – saúdo este regresso à natureza. Técnica e ciência sem a dimensão humana são pouco. Por mais que me espante com a Ciência, mesmo que descodifiquem a genética e façam aviões voar serão incapazes de traduzir a poesia contida no amor do olhar de uma mãe ( e no calor do seu toque).P1030996

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s