Uma outra forma de abraço

Talvez esteja na Alemanha há anos demais, mas aprecio as pessoas, os amigos, que antes de tocar à campainha – a minha porta está sempre aberta para quem necessite – têm a delicadeza de avisar.

Mesmo uma relação íntima precisa de respeito. Tenho o hábito de não entrar no quarto das minhas filhas antes de bater à porta e não gosto de ser surpreendida quando estou sentada no sofá, com roupa velha e confortável, a ler. Ninguém fica no sofá, de maquilhagem perfeita, cabelo em ordem (no meu caso uma improbabilidade), vestido sexy, à espera de Godot, quanto mais do vizinho ou do Hans-Dietrich. Com os meus vizinhos, pessoas queridas que têm a chave de minha cada, opto muitas vezes por deixar bilhetes na porta de casa ou um cesto de nozes, a que eles respondem com artesanato polaco, pautas musicais ou chocolates. Antes de darem um concerto em casa (é uma família de músicos) perguntam-me se me incomodo. A delicadeza é como o desenho do corpo no colchão, torna a vida mais habitável.

Gosto do encontro, de tudo o que cabe dentro de um abraço forte, gosto que me chamem “princesa”, porém pode-se estar ao lado de quem se gosta de outras formas. Exemplos? Já recebi no aniversário brigadeiros enviados pelo correio no meu aniversário (e senti-me ao lado, bem pertinho, dessa amiga brasileira) ou um livro (aquele livro que eu queria) oferecido por um amor antigo. Já (re)visitei lugares onde me apaixonei, e recebi ramos de flores no emprego. Quando envio flores um pedaço de mim vai com o cartão, o mesmo se passa com os postais de Natal. Já partilhei e recebi letras de canções por email. Podem completar a lista como bem entenderem, tenho a certeza que não vos faltará nem imaginação, nem exemplos.

Há momentos em que é possível estar ao lado sem pesar com a presença. E isso não é apenas delicadeza, nem sensibilidade é outra forma de abraçar.

(Ou então queridos please telefonem, enviem um email ou uma mensagem antes).

/home/wpcom/public_html/wp-content/blogs.dir/c2e/11933350/files/2014/12/p10301081.jpg

Deixe uma Resposta

