Progenitores de adolescentes chegai-vos à minha beira

Estava eu posta no meu retiro espiritual, leia-se jogava o Sporting contra o Maribor, quando recebi, via filha mais velha, a imagem “da cadeira”. Eu explico.

Há dias em que entro em negação. Não se preocupem que não vou escrever sobre política. É pior. É aquele momento que em abro devagarinho a porta do quarto e a fecho em 0,0001 segundos. Conto até dez. Mir bleibt die Spucke weg, isto é, fico de queixo caído. A ciência ensinou-me que o cérebro dos adolescente é diferente. Porém, daí a confundir o soalho do quarto com as estantes ou os roupeiros, transformar qualquer tentativa de percorrer o espaço num percurso de obstáculos, e a cadeira da secretária numa “instalação” ?

Dizem os alemães que “man kann nicht auf mehreren Hochzeiten gleichzeitig tanzen”, que significa que “não se pode dançar em vários casamentos ao mesmo tempo”, ou seja fazer diferentes coisas em simultâneo. Como sei que a Matilde, apesar de pré-teen, tem uma agenda complicada, entre a escola e as actividades extrema-escolares, há (demasiados) dias em que vou tentando contornar a situação (leia-se caos no quarto), “ignorando-a” (desconfio que fui budista noutra encarnação ou são muitos anos de sportinguismo), mas há dias em que ohne Rücksicht auf Verluste, doa a quem doer, insisto: “arruma por favor esse quarto”!

Argumento que a falta de tempo é a pior das desculpas para não arrumar o quarto. A falta de vontade idem aspas. Ela faz olhos de gato do Shrek e promete . “Desculpa, Mami querida não volta a acontecer”. Até à próxima vez.

Gosto da ideia que haverá sempre algo que escapará ao conhecimento dos homens ( e das Mamis) por mais que me espante com a Ciência. Mesmo que se descodifique a genética e façam aviões voar serão incapazes de traduzir a poesia contida no amor do olhar de uma mãe. Só este resiste à prova da cadeira.

PS- Progenitores de adolescentes juntem-se à minha beira e façamos um ohmmmmmm colectivo.

IMG_1506.JPG

2 thoughts on “Progenitores de adolescentes chegai-vos à minha beira

Deixe uma Resposta

