Ai que canseira

As mulheres desesperam por pontos de exclamação, olhares furtivos e outras migalhas de coisas impossíveis de conseguir. Porque será que os elogios mais bonitos ditos a uma mulher, mesmo que exagerados e generosos a fundo perdido – aqueles que acendem dentro do peito uma fiada de luzes de iluminação mais brilhantes do que a iluminação de Natal de New York – são feitos por amigos gay?

Será porque sobre eles não paira o medo de se ser mal entendido? Ou porque o flirt será sempre inconsequente?

Ou porque os (alguns) amigos homens, mesmo os que gostam da ambiguidade ( ou em particular os que gostam dela)- de prolongar ao limite do socialmente aceite o contacto do rosto durante o ritual do cumprimento, de fantasiar a amizade como uma frame congelada no écran com o garboso cavalheiro prestes a tocar de leve os lábios entreabertos em entrega da mulher amada, num jogo de toca e foge – temem o seu proprio arrojo.

(E porque será que as mulheres elogiam pouco as outras mulheres ? Porque se ficam no limbo entre o quase lá e o quase nada?)

PS- Republico este Post ( de 2010) porque estou cansada da discussão em torno da criminalização do piropo.

Sim nenhuma mulher deseja ou merece ser assediada, tocada contra a sua vontade (eu sei do que falo pois fui vítima de uma fracassada tentativa de violação) ou humilhada. Todavia, acredito que só a educação e a sensibilização masculina poderá por fim ao assédio e ao abuso, não a criminalização.

Outra coisa que me irrita é que a fatwa anti-piropo está a castrar o elogio e o galanteio, uma dimensão essencial da relação entre os sexos.

Eu do alto da minha liberdade individual não prescindo do galanteio inteligente.
Desculpem sim.

2 thoughts on “Ai que canseira

  1. Gostei, mas tenho que dizer que minhas amigas recebem elogios meus de maneira sincera pela beleza diária ou extraordinária quando arrumadas para algum evento. E para todos os efeitos sou heterossexual e amizade é amizade, relacionamento, flerte, paquera são outras coisas.

    Gostar

Deixe uma Resposta

