Gostava de vos apresentar de um projecto moçambicano de que gosto muito. Trata-se da AMOR, a Associação Moçambicana de Reciclagem, criada em 2009. Actualmente esta ONG já recicla entre 3 e 4 por cento do lixo produzido no país, e desenvolve várias acções de consciencialização ambiental na s escolas e acções de limpeza na Praia da Costa do Sol.
“Não se pode proteger o Ambiente sem dar poder às pessoas, informá-las e ajudá-las a compreender que estes recursos [naturais] são delas e que elas os devem proteger”, disse a nobel africana Wangari Maathai. É com este espírito que a associação trabalha.
Nas cidades de Maputo e Matola, a AMOR está a implementar desde 2010 um sistema de separação e de recolha dos resíduos sólidos recicláveis para sua posterior reciclagem, através de uma rede de Ecopontos.
Os Ecopontos são pontos de recolha e de compra de papel, papelão, plástico, vidro, metal, óleos e resíduos electrónicos. Além disto, ofereçem um serviço de recolha na sua vizinhança com colectores móveis que, quando solicitados, vão buscar os resíduos recicláveis directamente a residências particulares, instituições públicas ou privadas e a organizações. Posteriormente, os colectores vendem o material recolhido aos Ecopontos. Cada Ecoponto é gerido por mulheres seropositivas da associação comunitária Xidzuki.
É na fragilidade e no mundo que nos encontramos e nos percebemos. Como é incomparável aquele momento em que descobrimos que podemos tornar esta mundo num lugar um bocadinho melhor.
Vou “roubar” e meter uma ligacao no ma-schamba.
GostarGostar
Claro que sim Ana, esta casa é sua. Um beijinho com saudade.
GostarGostar