Reciclar com AMOR

photo de groupe

Gostava de vos apresentar de um projecto moçambicano de que gosto muito. Trata-se da AMOR, a Associação Moçambicana de Reciclagem, criada em 2009. Actualmente esta ONG já recicla entre 3 e 4 por cento  do lixo produzido no país, e desenvolve várias acções de consciencialização ambiental na s escolas e acções de limpeza na Praia da Costa do Sol.

“Não se pode proteger o Ambiente sem dar poder às pessoas, informá-las e ajudá-las a compreender que estes recursos [naturais] são delas e que elas os devem proteger”, disse a nobel africana Wangari Maathai. É com este espírito que a associação trabalha.

Nas cidades de Maputo e Matola, a AMOR está a implementar desde 2010 um sistema de separação e de recolha dos resíduos sólidos recicláveis para sua posterior reciclagem, através de uma rede de Ecopontos.
Os Ecopontos são pontos de recolha e de compra de papel, papelão, plástico, vidro, metal, óleos e resíduos electrónicos. Além disto, ofereçem um serviço de recolha na sua vizinhança com colectores móveis que, quando solicitados, vão buscar os resíduos recicláveis directamente a residências particulares, instituições públicas ou privadas e a organizações. Posteriormente, os colectores vendem o material recolhido aos Ecopontos. Cada Ecoponto é gerido por mulheres seropositivas da associação comunitária Xidzuki.

É na fragilidade e no mundo que nos encontramos e nos percebemos. Como é incomparável aquele momento em que descobrimos que podemos tornar esta mundo num lugar um bocadinho melhor.

Anúncios

2 thoughts on “Reciclar com AMOR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s