Machos latinos

1. Declaração de interesses: este é um tema que me deixa fora de mim. Falo da violência contra mulheres e de uma sociedade misógina em que os maus tratos ainda continuam a ser desculpabilizados ou tratados como uma ofensa menor. A cabecinha de muito boa gente (mulheres inclusive infelizmente ) alberga um macho que acha uma ou duas “lambadas” não fazem mal a ninguém. Aliás a essa mentalidade machista não escapam os juízes portugueses que sonegam o direito à sexualidade às mulheres de cinquenta anos, mas isso é outro tema.

Hoje a imprensa notícia a morte de mais uma mulher, de 49 anos, e da sua filha, de 16, às mãos do companheiro e pai.

2. Escrevi isto em 2011, repito-o. Quando as mãos deixam de circum-navegar o corpo. Quando a paixão se desbota e se reedita a existência, as lágrimas lavam a poeira dos olhos, mas haverá cílios que apaguem as poeiras do coração, que amachuquem o silêncio, que contestem a secreta desistência de si? “A gente fere a terra para semear, a gente magoa para amar?”

Demasiados pensam que não é macho quem não usa uma mulher como um trapo em que se limpam as mãos.

3. Uma em cada três mulheres já foi espancada, coagida sexualmente, ou vítima de algum tipo de abuso; e uma em cada quatro mulheres na Europa está exposta a um destes tipos de violência. Em Portugal, só em 2014, foram assassinadas 26 mulheres por violência doméstica e de género, outras 27 sofreram tentativa de homicídio. A violência parte, maioritariamente, de homens (maridos, ex-maridos, companheiros, ex-companheiros namorados, ex-namorados).

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s