O sistema -take 3

Escrevo sentada no ICE, comboio rápido, que me devia levar do aeroporto de Frankfurt a Bona. Devia. Depois de uma paragem de vinte minutos num túnel numa carruagem sem ar condicionado ( avariado, um clássico da Deutsche Bahn) o maquinista anunciou que o comboio devido a um “problema” seguiria até Colónia. Isto após uma das minhas malas ter ficado em parte incerta entre a Bolívia e a Alemanha. Há viagens inesquecíveis. Está é uma delas. Porém, apesar de todas as incomodidades não troco por nada a viagem, o sujar os pés, experimentar sabores, tocar as coisas, criar uma geografia de afecto.

Repito-me. Há palavras que não podem ser traduzidas ou melhoradas. Wanderlust, que exprime o desejo irresistível de viajar, é uma delas. Na vida há poucas coisas que nos despertem Lust. As viagens são uma delas.

Wanderlust é o desassossego, a tentação constante de ser infiel ao nosso país ou ao local onde vivemos, é a êxtase dos amantes antes da consumação. Só isso explica que apesar de toda incomodidades se suba ao Cotopaxi, se penetre na Amazónia, se durma em caravancerais, abraçando a delicadeza e a estranheza do mundo.

Um amigo perguntou-me entre viagens: “como tens coragem para tantas intercontinentais?”. Não sei se é coragem, sei que odeio o que é fácil. “E a porta da cidade é feita de dois barcos”, como escreve Sophia, num dos meus poemas preferidos.

Outro amigo quis saber o que levo comigo. A bagagem varia consoante o destino, mas há uma constante, um único luxo: o meu perfume, que evoca os jantares pontuais com a família e o conforto das coisas conhecidas. O meu perfume torna legíveis os sentimentos e encurta as ausências em noites sem lua.

P1020178.JPG

4 thoughts on “O sistema -take 3

  1. Desde Díli digo que pensava que era o único que a água de colónia o liga ao mundo, a casa, aos que me conhcem por ele, a muitas coisas boas.. Um beijo, João Pedro

    Gostar

Deixe uma Resposta

