Pôr a escrita em dia

1. Escrevo sentada numa esplanada na Praça da Liberdade, no Porto. Um músico de rua toca evergreens – “Besa-me mucho”, “Yesterday”- no saxofone. O céu está azul-mais-que-azul e a luz do norte imita a de Lisboa, luz sem véu. Leve a brisa torna suportável o calor deste quase Agosto. Fervendo na chávena o café sabe-me a nostalgia, a um condensado de saudade. Intenso. Descubro-me a olhar para o país do meu passaporte com olhos de afago.

Há alguns anos que não passava o Verão em Portugal. Com tanto muito mundo para desbravar, Portugal era um amor antigo, guardado num recanto, embrulhado em papel de seda, um amor que se sabe de cor cada recanto. Cada rocha do Marão, cada castelo, cada curva do Tejo, cada onda desfazendo-se em espuma, cada canção de Lisboa.
O meu coração desce as escadas do tempo, sopra a poeira e eis-me deslumbrada numa praça do Porto. Como uma adolescente recém apaixonada ou uma amante saciada.

Sábio, Drummond escreveu “O amor antigo tem raízes fundas,/ feitas de sofrimento e de beleza./Por aquelas mergulha no infinito,/e por estas suplanta a natureza”.

2. Estava eu posta nestes devaneios quando a Matilde me chamou à terra. A
história conta-se numa penada. Fomos lanchar ambas, eu pedi um pão de ló com doce de ovos ( a segunda coisa mais afrodisíaca para uma mulher depois das palavras e dos beijos no pescoço ) e ela um crepe com gelado. O empregado simpático trouxe o crepe, uma obra artística decorada com uma pauta e uma clave de sol de chocolate. Incauto pergunta à Matilde :Gostas de música?Tocas algum instrumento ?”. Ela fez o seu sorriso mais charmoso e respondeu: “o crepe está muito bonito, obrigada. Porém há aqui uma incorrecção. A pauta tem cinco linhas e não quatro”. Glupp. ” Queres ser música quando fores grande ?”, pergunta o incauto rendido. “Não, a música é um hobby. Quando for grande vou ser chanceler da Alemanha”. O empregado não desmaiou por pouco e aqui a Mami reforçou a gorjeta. Ohmmmm.

20140801-003913.jpg

Anúncios

4 thoughts on “Pôr a escrita em dia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s