Paciência e atalhos

Sobre o que é mesmo que eu ia escrever? Esperem um bocadinho…Calma. Já sei. Sobre paciência. Mas antes disso uma pergunta: sabe, como se chama à falta de memória no Brasil ? Manifestação do “alemão”. Só mesmo os brasileiros para conseguirem fazer humor com algo tão sério como o Alzheimer. Se eu fosse Deus também escolhia ser brasileiro. Adiante.

Quem me conhece sabe que sou uma pessoa paciente – até hoje tenho colado no escritório o agradecimento feito por uma estagiária da rádio à minha “paciência elegante”. Fiquei sereníssima quando o pai das minhas filhas me anunciou, pelo Facebook, que ia viajar para um país asiático onde decorre um golpe militar, “fica aqui ao lado e as passagens estão com preços excelentes”.

Ora bem, ainda sobre o efeito do jet lag e a ressacar a falta de futebol, uma destas noites, eu que habitualmente durmo tão profundamente a múmia de Tutankamon, fiquei a “conversar” com amigos e conhecidos no chat do Facebook. Permitam-me um parênteses para explicar a profundidade do meu sono. Há três anos o alarme de incêndio do hotel onde me encontrava, em San Diego, disparou durante a noite. E eu? Nada. Ouvia um ruído ao distante e pensava. “Bolas que o frigorífico faz uma barulheira”. Acordei com uma lanterna apontada aos meus olhos estremunhados e um xerife de meia idade, de chapéu e estrelinha no peito como nos filmes, a dizer-me: “Mammmmm, temos de evacuar de imediato o Hotel. Eu disse de imediato”.

Onde é que eu ia? No chat do Facebook. Durante a minha insónia, uma amiga insistia que eu devia fazer a minha carta astral e dizia-me “os escorpiões são seres inspiradores” (vá-lá não sermos aspiradores). Eu que acredito tanto em astrologia como em gremlins fui-a “escutando”, pacientemente (não sei quem escreveu as “características” das mulheres do meu signo, mas quem o fez é um publicitário exímio). “Vês o escorpião é um ser profundo, além de bom sexo, procura um sentido para vida, foi por isso que estiveste aqui a aturar-me”. Paciência 1 – Sono 0.

Noutra caixa de mensagens, outro amigo, deprimido e com problemas na sua relação amorosa lá foi desabafando. Ofereço-lhe o ombro. Respondo com uns conselhos, umas frases de consolo, entre uma gracinha ou outra. Pu-lo em sossego e o sossego é um estado de bonança. “Onde foste buscar essa serenidade toda?”. Paciência 2 – Sono 0.

Ainda noutra caixa de mensagens pedem-me informações sobre uma cidade que visitei e eu exploro o rio grande da memória. Cedo ao prazer de reencontrar as ruas e as casas coloridas, a praça onde se toma um aperitivo à luz coada do qcrepúsculo e se observam os namorados abraçados como estátuas, os músicos de rua, o mimo que improvisa. Paciência 3 – Sono 0.

Não preciso de explicar as vantagens de aceitar que o tempo não é tão longo como o imaginamos. Aos quarenta anos a minha maior conquista foi precisamente a serenidade. Cada gazela tem o seu leão. Encontrei o meu na hora em que me apercebi que o prazo de validade da vida é um sopro.

Por a vida ser curta o tempo não deve ser desbaratado. Fazendo uma analogia com o futebol, desperdiçar tempo é como num jogo empatado ir trocando a bola, ou passá-la ao guarda-redes ou jogar para pênaltis ao estilo holandês, sem procurar o golo redentor. A partir de uma certa idade é bom procurar atalhos e ir directo ao assunto, com excepção das coisas de alcova onde a devida lentidão e paciência são de bom tom.

Quer fazer uma viagem? Não fique a efabular, marque-a. Alguém o tratou mal? Tire essa pessoa da sua vida. Está com vontade de saltar de parapente? Salte. O grisalho com quem anda a sair não toma a iniciativa ? Beije-o você. Atreva-se. Tome atalhos. Seja o autor da sua existência.

Guarde a paciência para as coisas verdadeiramente importantes.

PS- Hoje nem me aproximo do Facebook. Ohmmmmmm.

One thought on “Paciência e atalhos

Deixe uma Resposta

