Diário da Copa – Humor brasileiro

Abrir parêntesis. Por vezes o meu mundo de estrangeira, de europeia cruza-se na intersecção da violência com um mundo paralelo de geografias supostamente sem esperança. Aqui em São Paulo, no Rio, subir a ladeira, subir o morro até à favela tornou-se numa atracção para gringo. Adrenalina e cartão-postal. Pornográfica fotogenia .Quase zoológico-chique.

Se os gringos, sobretudo turistas “alternativos” e jornalistas, querem subir. Não  há equipa de reportagem de televisão nesta Copa que não o tenha feito, já a classe média brasileira esconjura a simples ideia de se aproximar da fronteira entre o asfalto e a favela.

O que separa a floresta de cimento, concreto como se diz por aqui, da Avenida Paulista, do cimento das milhares de favelas paulistas, não é apenas a precariedade da periferia ou a dureza do dia a dia, mas sobretudo o abismo do preconceito. E os abismos intransponíveis são quase sempre os invisíveis. Como se os quase cinquenta mil moradores de Paraisópolis ou os quarenta mil de Heliopólis, fossem homogêneos, uma massa só feita de bandido, fuzil, boca de fumo e putas. Como se na favela não houvesse ternura, sonho, gentileza e honestidade. E é muito mais difícil ser-se honesto na “periferia” , onde tudo falta e o Estado falha, do que nos bairros de classe média ou nos Jardins Paulistas. Exige muito mais coragem. O Brasil dos “apês” de luxo esquece que o empregado que o serve, o gari, a arrumadeira, a babá, até a professora ou a enfermeira moram na periferia.

Fim de parêntesis.

Sabe o que torna a vida possível apesar de tudo num lugar tão desigual como o Brasil? Sabe qual é a saída de emergência? É o humor brasileiro. O que os aproxima e os torna mais iguais que diferentes. Cada vez que piso solo brasileiro sinto-me abençoada por poder rir sem motivo, em qualquer lugar, com qualquer pessoa. Não sei se Deus é brasileiro, mas o roteirista encarregue do humor é divinal. Deixo-vos com um comercial dedicado à selecção inglesa. Vejam e digam lá se não impossível deixar de amar este país?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s