Diário da Copa – Post em tempo real

“Confirmando estereótipos” podia ser o título deste post ou “não tem nada pior do que ser hipocondríaco num país que não tem remédio”. Ora vamos lá: a J. e o M. , jornalistas, ela equatoriana, ele alemão, integram o projecto que coordeno no Brasil. Ontem, dia de abertura da Copa, foram com outros colegas para a Fan Fest do Itaquerão, com smartphones e vários membros da família “i”. Resultado? Surprise, surprise. Chegaram ao hotel sem eles. Nem deram pelo roubo tal o profissionalismo dos carteiristas paulistanos. Hoje fomos à 36 Delegacia da Polícia, que traz o nome de Paraíso. Apresentar queixa numa delegacia com este nome é para lá de kafkiano. Entramos num edifício vazio e fomos recebidos por um policial que assistia ao jogo do México contra os Camarões. Sentamo-nos à espera de ser atendidos enquanto o conversador policial contava a festa que ontem tinha decorrido na esquadra com “telão” e muita alegria. “E veio alguém apresentar queixa durante o jogo?”. “Eles não são loucos, né?”. É.

Minutos mais tarde – daria tempo para uma viagem a Marte – chegou o escriturário, Gutemberg de seu nome. Se não me estivesse a acontecer nem eu sei se acreditaria. Na sala de depoimentos o filho da cozinheira brinca com uma velha máquina de escrever. Iniciamos o processo, eu e a I.como tradutoras, a J. e o M. como vítimas. A meio do depoimento alguém na sala de espera grita “gol” e é ver o Gutemberg disparado em velocidade de cruzeiro para assistir à repetição do golo do México. Inspira, expira.

Muitas perguntas e uma paquera descarada dos policiais depois – tem perfil no Facebook?”, “quer vir tomar um chope” – conseguimos o documento, em quadriplicado – “herdamos este gosto pela burocracia dos portugueses”- para apresentar no seguro.

O que se seguiu? Uma sessão de fotos no local onde habitualmente se tiram retratos aos suspeitos, “estejam à vontade” e um “papo” animado sobre a criminalidade em São Paulo. “Voltem sempre” (mas não quando o Brasil jogar).

20140613-180639-65199259.jpg

20140613-180656-65216806.jpg

Anúncios

2 thoughts on “Diário da Copa – Post em tempo real

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s