Socorro a minha filha quer ser política

Estou há quarenta e oito horas de regresso à pátria, ou melhor de volta à Alemanha, a minha pátria afectiva, e mergulho em plena campanha para as europeias. Cartazes mais ou menos conseguidos, frases feitas, discurso feito mais para dentro do que para fora. Em suma boring, cinza, não fosse a importância da coisa e a minha filha.

Peço desculpa aos leitores mas vou voltar a escrever um post sobre o interesse da Matilde pela política. E volto por duas razões: não conheço muitos adultos que tenham lido o programa eleitoral dos partidos para europeias e não conheço nenhuma criança de onze anos que leia a página da BPB (Bundeszentrale für politische Bildung , agência alemã para a formação política) para procurar entender o que são standards mínimos europeus e porque é que o SPD defende a introdução de um imposto sobre as transações financeiras.

De certo que há coisas mais importantes com uma criança se ocupar do que política, ou o power suit da Merkel mas que pode uma mãe fazer, além de se embevecer, quando a filha argumenta que a “política tem horizontes”, “são ideias ao serviço de projectos de governo” ( eu aos onze anos lia as aventuras de Os Cinco, vou só ali corar de vergonha e já venho) e que “o presidente da Comissão Europeia deveria ser eleito directamente pela população”.

Eu até podia pensar que isto é uma fase não fosse o facto da criança cantar muito bem ( um sinal, um sinal???? vou ali respirar fundo e já volto) e já ter entendido o significado das sondagens de opinião. Hoje quando cheguei a casa, a Matilde desviou os olhos do livro (de política explicada a crianças, what else) e disse-me: “Mami preciso de uns óculos ( ela que vê tão bem como o Ronaldo marca golos de livre). “Porquê querida?”, perguntei-lhe preocupada. ” Segundo uma sondagem da Infratest 80 por cento dos alemães consideram credível um chanceler que use óculos”. A miúda é tramada ( e de esquerda) e ainda nem leu Macbeth.

4 thoughts on “Socorro a minha filha quer ser política

Deixe uma Resposta

