Um dia da mãe diferente

Quando entro no terreiro a fogueira já está reduzida a brasas. No chão, a ch’alla com as oferendas, parece uma aguarela a secar ao sol. Serpentinas coloridas, ervas aromáticas, folhas de coca, cigarros e pequenos objectos de cera representando dinheiro, saúde e sucesso, símbolos do sol e da lua incas, cruzes cristãs. É uma síntese. Agradecimento, oração e súplicas.Tudo adquirido no mercado às k’apachaqueras. A magia é neste caso vegetariana, podia não ser. Há rituais onde uma das ofertas é um feto de lama.

Entregam-me a tutuma (malga feita de cabaça) com chicha (bebida feita à base de milho fermentado, na Bolívia o milho é mastigado antes porque a saliva acelera a fermentação). Ofereço quatro tragos à Pachamama (deusa Terra ou da fertilidade nos cultos andinos), um em cada canto da ch’alla, depois bebo um pouco e o restante é atirado para a terra. Depois de todo o grupo, sentado em círculo em torno da fogueira repetir o ritual, a ch’alla é colocada sobre as brasas para arder lentamente.

A mãe-terra, a Pachamama, que os Quíchuas e Aymara veneram também na Virgem Maria, é a mãe-pura, ab initio, com a sua fertilidade, generosidade, força e equilíbrio, reconduzindo cada ideia ao seu início. Em rigor eu não fui até ao ritual, ele veio ter comigo através de um convite delicado dos jornalistas dos povos originários com quem estou a trabalhar.

Passam de mão em mão entre a assistência folhas de coca sagrada e uma mistura esponjosa de batata, cinza e açúcar. Masco as folhas amargas da coca juntamente com um pouco da mistura. Poucos minutos depois tenho a língua dormente. Tanta coisa para fazer pela primeira vez.

Cânticos em quíchua, preces. O sol extingue-se num postal formidável. A homenagem à deusa-mãe-terra culmina numa ceia: milho roxo, carne de lama, queijo fresco e ovo cozido.

Extraordinário dia da mãe. Talvez o mais extraordinário que vivi.

20140504-105706.jpg

20140504-155457.jpg

20140504-155603.jpg

Anúncios

2 thoughts on “Um dia da mãe diferente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s