Cruzamentos

1.Escrevo sentada no aeroporto de Buenos Aires, com a cabeça cheia de tango, enquanto o espero pelo voo atrasado que me levará a Cochabamba.
Para distrair o espírito durante a viagem li a biografia de Werner Guttentag, judeu alemão de Breslau, que escapou à treva nacional-socialista , fugindo para a Bolívia em 1939, tinha então 19 anos, trazendo na bagagem uma bicicleta, uma máquina de escrever e um sonho: abrir uma livraria. Conheceu o interior das minas bolivianas e uma vida cunhada pela privação. Quando a guerra se aproximava do fim e a Europa era um amontoado de escombros, o jovem Werner, abriria, em Cochabamba, “Los Amigos del Libro”, poucos anos mais tarde fundaria uma editora, com o mesmo nome, que seria a primeira no país a publicar autores bolivianos.
A Bolívia agradeceu-lhe concedendo-lhe anos mais tarde a condecoração máxima do país, eu ainda estou atordoada (e comovida) por numa primeira viagem à Bolívia ( país com uma enorme densidade histórica, étnica e cultural) ter sido guiada pela mão de um refugiado judeu. A Bolívia não fica portanto muito longe da Alemanha (e voltarei a este assunto).

2. Há uma fábula antiga, de que falei aqui no blog, que se conta aos meninos guineenses para lhes ensinar a dureza da vida. É a estória do Abutre e do Falcão. Ambas as aves, esfomeadas, estão no alto de um poilão seco, aguardando por alimento que sabem que não existe. Das duas apenas umas sobreviverá, comendo a outra. “Vais comer-me”, diz o Falcão. “Jamais faria isso”, contrapõe o Abutre indignado, “nós não matamos para comer. Isso fazem vocês”. A dado momento o Falcão resolve, levantar voo, mas colide com outra árvore. Cai, morto, no chão. O abutre não é um pássaro ignorante.

Werner Guttentag venceu o abutre, sem ser falcão. Apenas homem, com direito a “agá” maiúsculo.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s