As Femen metem-me nojo

Hoje na Catedral de Colónia, em plena Missa de Natal, uma militante do (suposto) grupo feminista Femen saltou para o altar nua.

Como católica o acto ofende-me nas minhas convicções mais profundas como mulher o acto enojoa-me. Em Abril deste ano escrevi aqui no blog (no texto abaixo )que tanta maminha cansa, mais do que cansa, avilta.

“A cena repete-se em Moscovo, no Vaticano, em Hannover e até em frente à Assembleia da República lisboeta. Mulheres atraentes, geralmente jovens, desnudam os seios como forma de protesto. O argumento, a discussão passaram a parecer antiquados, austeros, conservadores, assim uma espécie de snobismo. É cada vez maior a resistência à” ideia”. Troca-se pelo entretenimento.

Na minha concepção a permanência e consequente banalização não é um dos atributos mais óbvios de um protesto. Incomoda-me neste tipo de protesto, não o nu ou corpo, o estético e o ético não são necessariamente pólos opostos, mas a colonização do corpo por um discurso que sendo supostamente feminista nada mais faz do que metaforizar o seio, aviltando-o como um objecto.

Arrisco dizer que estas neo-feministas de maminha ao léu, tratadas com condescendência pelos media, sex sells, na verdade são mais misógenas que muitos marialvas. Reduzem a mulher a um par de mamas e de nádegas, incorrem no narcisismo e na frivolidade. E ainda querem ser levadas a sério?

Notas finais: Tomara eu ter à minha frente vários Clooneys a protestar em pelo contra [preencha-se a gosto ] deste mundo. Ia mudar a minha opinião? Provavelmente não, mas que enchia os olhos enchia.

Desde Lady Godiva, há mil anos, que protestos exibindo nudez não constituem novidade. As noções usurpadoras são risíveis a realidade é complexa e não binária. Não gosto de ti, toma lá maminhas. Meninas a intenção é boa, mas tanta maminha já cansa.”

20131225-234431.jpg

4 thoughts on “As Femen metem-me nojo

  1. De facto… Eu sempre achei que há mulheres machistas e que promovem essa cultura. Podem ser feministas fundamentalistas deste tipo ou mulheres objeto sexual/”bonecas decorativas”, já outro tipo. Pano para mangas, aqui. Aliás, pouco pano 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

