Notas brevíssimas sobre as legislativas alemãs

Por manifesta falta de tempo ficam aqui apenas uns apontamentos sobre as eleições alemãs.

1.“Hoje festejamos, amanhã é dia de trabalho, estas palavras ponderadas foram proferidas pela chanceler, Angela Merkel, poucos minutos após serem conhecidos os resultados eleitorais.

Com os liberais de fora da equação política a procura de parceiro de coligação não será um exercício fácil para Angela Merkel . Alguns observadores prevêem mesmo que as negociações para a formação de governo possam prolongar-se durante meses. Sendo Merkel uma boa estratega recusou já um governo minoritário e passou a bola para o campo do SPD e dos Verdes, que apesar de temerem uma aliança com democratas-cristãos os esvazie de conteúdo ( a chanceler  não teve pejo em fazer suas ideias doutros partidos) receiam ainda mais um hipotético cenário de repetição de eleições. Tenho para mim que se formará uma grande coligação sem Peer Steinbrück.

2. O ainda vice-chanceler e presidente dos liberais, Philipp Rösler, apresentou pôs o lugar à disposição na sequência dos maus resultados (históricos) dos liberais. Também nos Verdes, cuja campanha eleitoral e resultados foram um desastre, a direcção se demitiu em bloco.

Inquieta-me a ausência de um partido liberal no Bundestag de um país que tem como moto: “Einigkeit und Recht und Freiheit”.

3. Duas boas notícias. A primeira é que dois deputados negros, alemães de origem senegalesa, foram eleitos para o Bundestag . Com excepção do mundo do futebol há poucos negros na vida pública alemã.  A segunda é a não representação do partido anti-europeu e nalguns pontos a roçar a extrema-direita  AfD.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s