Goethe rules!

Um escritor morto ou é poeira ou é estátua ou é esquecimento. Não se lê nas férias. Lê-se no Facebook, nos blogs ou no Twitter. Quem tem paciência para o amor não correspondido do jovem Werther se pode ler citações, curtinhas de preferência, nas páginas dos amigos reais ou virtuais? O tempo da literatura acabou? Errado. Ou melhor falsch, unzutreffend.

Na era da Wikipédia o livro que ocupa o primeiro lugar entre as obras de não ficção na Alemanha é uma magistral biografia (750 páginas quase sem imagens) de Johann Wolfgang von Goethe, escrita com a elegância que caracteriza Rüdiger Safranski. É uma sensação que este livro, que é um exercício de lentidão incompatível com a voracidade da vida contemporânea, seja um bestseller. Diz quase tudo sobre o Sein alemão, mas isso seria tema para páginas e páginas).

A leitura, esse catálogo de grandes e pequenos prazeres, é um bilhete barato para viagens que de outra forma não faríamos. Por 28 euros é possível passear com Goethe pelos jardins de Weimar. “O homem deseja tantas coisas e no entanto precisa de tão pouco”.

20130909-214639.jpg

Anúncios

One thought on “Goethe rules!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s