A narrativa é o novo sushi

“Não há como fugir das horas e dos dias. Não há como fugir de ontem porque ontem nos deformou, ou foi por nós deformado. O estado emocional é irrelevante. Sobreveio uma deformação. Ontem não é um marco de estrada ultrapassado, mas um diamante na estrada batida dos anos e irremediavelmente parte de nós, pesado e perigoso. Não estamos meramente mais cansados por causa de ontem, somos outros, não mais o que éramos antes da calamidade de ontem.”

Samuel Beckett

Nota final: lembrei-me desta passagem a propósito da entrevista de You know who.

Não existe política sem encenação e que o que interessa é saber se a encenação funciona ou não. E isso prendeu-me à RTP em detrimento de um livro.

Por dever profissional (ai os ossos do
ofício) assisti ao quebrar do silêncio do ex-primeiro ministro e o exercício foi desolador.

Fazendo jus ao nome Sócrates mostrou-se excelente tribuno e fez malabarismos com as estatísticas e os números ( leia-se o excelente fact checking publicado no Jornal de Negócios) torcendo-os de forma a se adaptarem à sua trama argumentativa.

Beneficiou de alguma tibieza e mesmo impreparação ( os números, ai os números) da dupla de jornalistas que se deixaram anular pela rudeza do socialista. Se a expressão “animal político” vale alguma coisa, vale-o neste contexto.

Em termos de conteúdo a entrevista foi um extenso “L’État c’est moi”, um regresso ao passado, sem uma visão, uma ideia nova, uma análise da gravíssima situação que se vive na Europa. Em suma um monólogo interminável e aborrecidíssimo.

O único interesse da entrevista foram as farpas atiradas ao PS, ao Presidente da República e a alguma imprensa.

Registe-se também que “a narrativa” é o novo sushi. Vieram charters dela de Paris. Pena que os jornalistas ( colegas que estimo) não tenham estado à altura de a desconstruír.

Para usar uma palavra querida ao socialista: tudo não passou de um enorme embuste. Mas Sócrates alguma vez foi outra coisa?

Anúncios

2 thoughts on “A narrativa é o novo sushi

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s