O circo? Não, o debate entre os candidatos à chancelaria federal alemã

Acho uma prática salutar o debate televisivo entre os dois candidatos à liderança da Alemanha, cujas eleições legislativas têm lugar já a 22 de Setembro. Agora parece-me bizarra a actual polémica em torno deste debate.

Habitualmente este confronto televisivo obedece a uma regra simples: realiza-se apenas um debate, moderado por um jornalista político de um canal público e outro de uma televisão privada. Até que entra em cena o notável Edmund Stoiber, candidato conservador derrotado nas legislativas de 2002 e eterno rival de Angela Merkel. O antigo ministro-presidente da Baviera, sugeriu, como se fosse a coisa mais natural do mundo, que o debate fosse co-moderado por Stefan Raab, compositor, cómico e um dos mais populares apresentadores televisivos alemães (responsável pela vitória de Lena no Festival da Eurovisão em 2010), com o pretexto de “atrair o eleitorado jovem”.

Aberta a campanha eleitoral, o social-democrata Peer Steinbrück, que  parece às vezes parece  viver noutro planeta –  lá ele é um político bem humorado ( e não um colérico) e representa “os camaradas” (e não  a esquerda caviar ) – ficou eufórico com  a ideia, não inocente de Stoiber ( que se senta no Conselho de Administração da grupo televisivo privado ProSiebenSat.1), e lançou o repto à chanceler. Como felizmente a chanceler, apesar de ter sentido de humor, é uma política sóbria, declinou o convite  e poupou-nos ao circo. Uff.

Embora às vezes não pareça, a política não é um espectáculo, mas um coisa séria e serena.

PS- Esta é uma canção que Raab compôs para o ex-chanceler Schröder e se tornou viral

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s