Escurinhos, clarinhos e a esquerda coisa e tal

reis

Juro que não ia escrever sobre isto. Achei o comentário de Arménio Carlos (AC), sobre o etíope Abebe Selassie, lorpa e humilhante para os negros. Pior, no entanto, que o comentário é a seguinte declaração, feita ao jornal “i”, entre um pseudo-pedido de desculpas: “mas se agora há quem queira pintar o Gaspar de branco que pinte…”.

Ora vamos por partes. A mensagem subliminar destes dois comentários é a seguinte: na “Weltanschauung” do líder sindical português a ausência de cor, o branco, é equivalente ao positivo. Vire-se agora este pressuposto cultural do avesso: ao considerar o branco como polo positivo, o negro será o negativo. Por mais sessões de batimento no peito e mea culpa que faça, AC tornou evidente o racismo que percorre boa parte da sociedade portuguesa.

Sendo a actividade política uma das mais expostas ao escrutínio público– ressalve-se que como em todas as outras actividades e quadrantes políticos há bons e maus exemplos de actores políticos – é fatal  assentar um discurso no populismo ou na analogia simplista.

Se AC  manifestasse um pouco de interesse por teologia – um campo da cultura geral não discipiendo – saberia que os reis magos não eram três, nem reis, nem magos. Mas, com grande probabilidade sábios oriundos da Andaluzia (tão escurinhos como ele ou eu) que “seguiram a estrada de Sócrates, ou seja, utilizaram a própria razão para procurar as respostas fundamentais sobre o mundo e a vida por meio do diálogo”(Bento XVI dixit).

Se lesse o clássico de Randall Kennedy,”Nigger”, entenderia que um negro não tem nenhum nenhum problema com o facto de lhe chamarem abertamente negro ( até há muitas formas carinhosas no português do Brasil ou falado em África). O que um negro não suporta é o paternalismo depreciativo contido no cínico, supostamente delicado,  “escurinho”. Nem um negro, nem ninguém que tenha interiorizado o significado da palavra ética.

Nota final: todos nós descendemos dos “escurinhos” etíopes. É lá que fica o berço da Humanidade. Alguém pode explicar isto a AC?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s