Canela e coentros

600full-a-touch-of-spice-poster

Não é coisa usual eu ver cinema grego. Tenho com ele uma relação mais cerimoniosa do que íntima  Pelo prazer do risco – 14 alemãs e uma portuguesa a ver um filme grego – aceitei o convite. A verdade é que  vi um dos filmes de que mais gostei nos últimos tempos.

“Zimt und Koriander”( no original grego Politiki Kouzina, 2003) é uma história que deve a sua genialidade à mistura perfeita de vários ingredientes, ou não fosse (embora não apenas)um filme para foodies. Por um lado, nele tudo gira em torno da essência humana, os afectos, que como o sal dão o sabor à vida. Por outro, o realizador Tasso Boulmetis consegue retratar a ironia da vida, o exílio, a não pertença com uma subtileza que roça de leve a amargura, mas sem perder a docura contida na memória dos dias felizes.E tudo isto misturado com culinária.

Com um ritmo pausado, com humor e uma dramatização magistral, “Zimt und Koriander” é a história de Fanis, um menino grego de Constantinopla, apanhado pelos turbilhões da política ( conflito entre a Turquia e a Grécia) que se vê obrigado a deixar para trás a loja de especiarias do avó, turco, rumo a uma Atenas desconhecida. Um turco na Grécia, um grego na Turquia. Três décadas decorridas o menino, que se  tornou astrónomo (dentro da palavra gastronomia está escondida a palavra astronomia), regressa a Istambul para se reencontrar com o avó e com o seu amor de infância. A história não tem um final feliz, mas é uma viagem que não precisa de passaporte. Uma viagem ao interior de nós e que convida a descobrir o que realmente importa. Cada afecto, cada fragmento tem uma história e essa história é o infinito.

Pode ser uma verdade de LaPalisse, mas vida é um luxo demasiado curto para o desperdiçarmos. E para não usarmos mais vezes esse músculo que trazemos dentro do peito.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s