Avó Berta, mãe da Guiné

Berta

Não é uma lenda, mas tem tudo para o ser. Falar dela não é difícil, declina-se em três verbos: acolher, sorrir, dar(-se).E em sabores da terra. Esta mulher para além do óbvio,  foi homenageada por presidentes e políticos, mas a maior homenagem a esta cabo-verdiana que se fez guineense, é a saudade imensa que deixa aos milhares de “netos”. “A alegria traz a alegria”, costumava dizer.

Nascida em Cabo Verde, Berta de Oliveira Bento, chegou à Guiné -Bissau em 1948, vinha por 30 dias e acabou por ficar mais de 60 anos, casou com um português e fez do tchon di Guiné o seu. Na varanda da Pensão Central abraçou o mundo e o mundo abraçou-a a ela. Até o Financial Times lhe dedicou uma reportagem. Em 2010, fechou as portas da Pensão, por motivos de saúde deixou Bissau rumo a Lisboa. Morreu ontem aos 88 anos.

“Estava sentada na varanda, cabelo impecavelmente arranjado, as mãos pousadas no colo. Quando subi as escadas azuis de metal corroído, curvou-me o sorriso e inclinou a cabeça. Tinha a tranquilidade dos encontros anunciados. Nunca nos tínhamos visto. Não parecia fazer diferença, recebeu-me como se me esperasse e eu fiquei como se pertencesse.

Acho que foi este o primeiro encontro. É assim que me lembro dele e tenho a convicção que esta é uma memória partilhada por muitos.

Berta Bento é simples como um dia de sol. Olhar astuto, riso fácil, humor inteligente. Tem a doçura das mangas maduras. Quando é necessário solta o caráter de aço. Abre caminho num mar de desordem e impossíveis, com a sabedoria dos génios a quem tudo parece fácil. Nunca se lhe conheceram inimigos. Berta não é dada a intrigas nem a azedumes.”

Marta Jorge no Prefácio do livro “Dona Berta de Bissau” de José Ceitil

PS- Quem se interessar por esta extraordinária mulher pode encontrar muita informação no blog Pensão D. Berta Bissau.

Deixe uma Resposta

