Avó Berta, mãe da Guiné

Berta

Não é uma lenda, mas tem tudo para o ser. Falar dela não é difícil, declina-se em três verbos: acolher, sorrir, dar(-se).E em sabores da terra. Esta mulher para além do óbvio,  foi homenageada por presidentes e políticos, mas a maior homenagem a esta cabo-verdiana que se fez guineense, é a saudade imensa que deixa aos milhares de “netos”. “A alegria traz a alegria”, costumava dizer.

Nascida em Cabo Verde, Berta de Oliveira Bento, chegou à Guiné -Bissau em 1948, vinha por 30 dias e acabou por ficar mais de 60 anos, casou com um português e fez do tchon di Guiné o seu. Na varanda da Pensão Central abraçou o mundo e o mundo abraçou-a a ela. Até o Financial Times lhe dedicou uma reportagem. Em 2010, fechou as portas da Pensão, por motivos de saúde deixou Bissau rumo a Lisboa. Morreu ontem aos 88 anos.

“Estava sentada na varanda, cabelo impecavelmente arranjado, as mãos pousadas no colo. Quando subi as escadas azuis de metal corroído, curvou-me o sorriso e inclinou a cabeça. Tinha a tranquilidade dos encontros anunciados. Nunca nos tínhamos visto. Não parecia fazer diferença, recebeu-me como se me esperasse e eu fiquei como se pertencesse.

Acho que foi este o primeiro encontro. É assim que me lembro dele e tenho a convicção que esta é uma memória partilhada por muitos.

Berta Bento é simples como um dia de sol. Olhar astuto, riso fácil, humor inteligente. Tem a doçura das mangas maduras. Quando é necessário solta o caráter de aço. Abre caminho num mar de desordem e impossíveis, com a sabedoria dos génios a quem tudo parece fácil. Nunca se lhe conheceram inimigos. Berta não é dada a intrigas nem a azedumes.”

Marta Jorge no Prefácio do livro “Dona Berta de Bissau” de José Ceitil

PS- Quem se interessar por esta extraordinária mulher pode encontrar muita informação no blog Pensão D. Berta Bissau.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s