Pis Kabalu

As grandes ideias cabem muitas vezes no interior de uma mala de senhora. Confirmo isso ao ler uma página*que imprimi logo pela manhã e coloquei dentro da mala. Aquele pedaço de papel plantou em mim a semente de uma viagem, que exige loucura e alguma coragem

Nenhum outro lugar se prestaria para esta viagem de pasmo, que podia ser ficção, mas é real. Falo da ilha de Orango, na Guiné-Bissau, natureza quase virgem, e dos hipopótamos de água salgada (hippopotamus amphibius). Espécie única no mundo à qual os guineenses chamam “Pis Kabalu”.

Na maior ilha do arquipélago dos Bijagós um empresário italiano construiu o Orango Parque Hotel, que mais tarde seria vendido ao milionário suíço Luc Hoffmann (principal doador da União Internacional para a Conservação da Natureza e sócio maioritário da farmacêutica Hoffmann-La Roche). O milionário doou a estrutura à população esta é a gerida, desde 2008 pela Fundação espanhola CBD-Habitat. Hoje o hotel dá emprego a 21 pessoas, e só no ano passado mais de mil turistas visitaram os Bijagós para ver os hipopótamos. Os lucros da exploração hoteleira são empregues para manter as escolas, abrir poços de água e pagar a enfermeiros. Comprou-se mesmo uma lancha para transportar doentes de outras ilhas para Orango.

Além de hipopótamos, em Orango há crocodilos, gazelas, macacos, lontras, pelicanos, graças e flamingos. Há praias imensas desertas, selva, o bendito calor e a hospitalidade dos guineenses.

Um paraíso perdido no Atlântico.O coração já desertou para lá.

* a página de que falo é uma notícia da LUSA acerca do Hotel em Orango.


One thought on “Pis Kabalu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s