A saudade com mapa e bússola

Recolho-me como um poente. Pelos vidros entra o ruído da noite. Nos pés a intimidade com o chão.Haverá conforto maior ao final do dia do que pés despidos no chão? Magoa-me a saudade que ainda não sinto, mas que virá com bússola e mapa. Faço a mala. Aconchego nela o vestido tradicional namibiano feito à numa aldeia pela mãe da directora da NBC Oshiwambo. Um pedaço de pano riscado pródigo de carinho. “Meme Helen, a minha mãe agradece e abençoa-a”. Onghulungubu hai pwa makiya (os velhos tem sempre alguma coisa sábia a dizer). Algures no Kalahari uma anciã africana, que não me conhece, pensou em mim. Haverá razão maior para amar este esta terra de pastores?

Tenho sempre dificuldades em dizer adeus. Foram dias intensos em Oshakati. Muito trabalho na NBC, muito calor. Acompanhei reportagens duras, retratos de vidas de excepção e donos de coisa alguma. Horas passadas em cabanas de palha e cubos de zinco. Violência, morte, destituição. Corrigi a forma de contar essas histórias, num exercício delicado entre a minha sensibilidade de jornalista europeia e a cultura nativa.

Como a realidade ultrapassa sempre a melhor ficção fui conduzida todos estes dias pelo filho de uma rainha, pai de de trinta e cincos filhos. E África não seria África se não houvesse aqueles momentos de alegria uterina, aqueles sorrisos, aqueles picasr de olhos involuntários e esporádicos cada vez que me deparo com uma das “invencionices” africanas. E os abraços que trocam o mundo de fora, pelo mundo de dentro. Haverá melhor motivo para voltar?

2 thoughts on “A saudade com mapa e bússola

  1. Partilho dessa dificuldade de dizer adeus sempre que deixo um país, um local, sobretudo se houve afetos que se desenvolveram- pela terra, pelas gentes, pela diferença. Sou uma nostálgica geográfica.

    Gostar

Deixe uma Resposta

