O mundo é um T0

“Meme” (Grande mãe) Helen. Gostava que acompanhasse hoje uma reportagem importante. É aqui perto. E é muito importante”. Não havia como recusar o pedido da directora da NBC Oshiwanyama.

Perguntei qual era o tema: o início (simbólico porque estamos em época de chuvas) da construcão de uma estrada de gravilha, com a presença do ministro do Trabalho e Transportes. Num país novo como a Namíbia, onde faltam infraestruturas para ultrapassar o isolamento das populações, um grande acontecimento. O “aqui perto” era lá onde acaba a estrada, a mais de 350 quilómetros de Oshakati, num lugar encostado à fronteira com Angola tão remoto que nem consta no mapa. Areia até ao fim do olhar em qualquer direcção. Três tendas brancas montadas para a ocasião.Novembro é mês de chuvas e ventos.

A hospitalidade namibiana concedeu-me um lugar na tenda, em frente ao pódio erguido para os discursos, com uma alcatifa cinza a cobrir a areia e o luxo de cadeiras de plástico forradas de tecido branco. Quando deixei de observar fascinada os trajes coloridos das mulheres, o fato cor de caramelo do governador da região combinado com uma camisa vermelho viva saída de um filme do anos setenta, e contar os cães magros que corriam pela areia, acabaram os discursos. As mulheres levantaram-se e entoaram cantares tradicionais. Imaginem o que é estar num lugar que nem vem no mapa e ouvir a dada altura: “Viva SWAPO ( o partido da independência namíbiana). A luta continua. A vitória é certa.” Em português.

Quando cheguei a Oshakati, vinda de Windhoek, a primeira imagem que retive desta cidade em terras de fim de mundo foi a mais improvável de todas: a Torre de Belém. Eu explico à entrada da cidade fica o Hotel Rocha’s que ostenta uma enorme bandeira portuguesa e outra angolana ( tenho de ir “investigar”) cujo logotipo é a Torre de Belém. Okuti kwa dala ( bem vindo a casa depois de uma longa viagem).

O mundo sempre me pareceu um T0 (a pedido do Rui Zink eu explico: “tzero”).

PS- As recomendações do meu amigo são todas verdade. Não provei os Mopani.

20121121-151417.jpg

Anúncios

2 thoughts on “O mundo é um T0

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s