Socorro a minha filha é alemã…

Novidades da frente doméstica. A mais nova estará, até ao final semana, numa viagem escolar. Uma aventura claro. Para ela. Um duelo insolúvel para mim, entre a felicidade de a ver crescer e encontrar o seu lugar na vida e aquela dorzinha que acompanha o desatar do cordão umbilical. “Pudesse eu não ter laços nem limites”.

Depois de ter assinado o termo de responsabilidade (as criancinhas estão na montanha, num local inacessível a automóveis e mamis com excesso de zelo) fiquei a “stressar”. Imagino-a de mão dada com os perigos.

“Não fiques preocupada, eu já sou crescida”, diz do alto dos seus nove anos, “e sabes que sou parecida contigo”(porque é que isso não me tranquiliza?).

Na bagagem enfiámos uma lista de coisas, interminável, prescrita pela escola, Ordnung muss Sein.
Para além dos sapatos de montanha e roupinha adequada (para fazer face às Wanderungen com temperaturas negativas), lanterna, um jogo clássico (verboten tudo o que seja electrónico ou tenha um “i” como prefixo), a última National Geographic (com a qual eu tenho umas contas a ajustar…) e dois calhamaços, “julgas que só um livro chega para cinco dias?”. Para a Matilde a leitura é uma espécie de antídoto do medo, com um livro na mão ela nunca está sozinha, mesmo a muitos quilómetros de casa.

Como as guloseimas foram banidas restou o consolo do Traubenzucker (uma espécie de rebuçados de frutose) e de umas tiras de pimento cru (Ohmmm).

Quando, sem qualquer noção do ridículo ou qualquer ponta de culpa, a tentei convencer a levar o telemóvel com ela “para alguma eventualidade” (do estilo a mãe ter o enorme desejo de falar com ela para lhe encher os ouvidos de recomendações) respondeu-me escandalizada” ó mami eu não posso desrespeitar as regras”! Kant lässt Grüssen.

À despedida lançou: “ainda chego a tempo de te dar um beijinho antes de viajares para Oshakati. Ahh e podes deixar o iPad em casa, please?”. Na vida há as coisas importantes e as outras. Diverte-te querida.

Autoretrato
3 thoughts on “Socorro a minha filha é alemã…

Deixe uma Resposta

