Harmonização à chinesa

É uma daquelas “cachas” com que qualquer media sonha, comparável à publicação dos documentos internos do Pentágono, em 1971, sobre a guerra do Vietname. Desta vez o New York Times não incomodou no entanto o governo norte-americano mas o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao.
Segundo uma investigação do NYT o clan Jiabao terá acumulado nos últimos anos uma fortuna que ascende a 2,7 mil milhões de dólares. Surprise, surprise…
A reacção da família Wen mostra que o jornal acertou em cheio no alvo. Pela primeira vez na China contemporânea houve um “semi-desmentido” ( não do artigo na sua totalidade, mas de partes dele).

Se o facto do do clan Jiabao ter enriquecido não é de todo surpreendente, uma das questões mais interessantes em torno deste artigo é a de saber até que ponto ele foi lido na China onde ninguém escapa à vigilância do “Grande Irmão”. Quando o NYT colocou online o artigo eram 4.30 da manhã. Os orwellianos censores chineses trabalharam rapidamente: bloquearam de imediato as páginas em chinês e inglês do jornal. Mas, como a China tem cerca de 500 milhões de utilizadores da internet só às 11 horas estavam completamente impossibilitadas todas as pesquisas que envolvessem as palavras chave “NYT” e “Wen”. Mesmo tweets referindo-se ao ” melhor actor” ( um dos cognomes de Wen Jiabao) foram apagados ou melhor na linguagem burocrática chinesa: “harmonizados”.

É nos momentos decisivos que se fazem as grandes ou as pequenas escolhas. O New York Times escolheu o jornalismo, o grande jornalismo, mesmo numa época onde as receitas são decrescentes e a página online do jornal em chinês é fundamental para o equilíbrio financeiro do jornal. Era isto.

Anúncios

2 thoughts on “Harmonização à chinesa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s