E o sangue saiu à rua em Bissau (de novo)

Algumas das vítimas do ataque deste domingo. A fotografia é de Braima Daramé.

É quase uma não notícia de tão repetido o argumento. Seis meses decorridos sobre o mais recente golpe de Estado na Guiné-Bissau, nova violência envolvendo militares faz seis mortos. Por detrás do ataque à caserna dos “Boinas Vermelhas” estará o capitão Pansau N’Tchama, que ainda há poucos dias se encontrava em Portugal, o homem que chefiou o grupo de militares responsáveis pelo assassinato, Março de 2009, do então Presidente da República João Bernardo (“Nino”) Vieira.

Num país corroído pelas guerras prevalece uma cultura de impunidade, particularmente entre os militares. Depois da orgia de ódio, não há cura para ele. E a Guiné continua, perante a obscena indiferença dessa coisa chamada “comunidade internacional” a adiar o seu futuro. Quando esteve na Guiné em Março, pouco antes do último golpe de Estado, o desejo que mais ouvi da voz dos guineenses foi “paz”. Desejo que não tem superlativo.

Houvesse a mais leve intenção de resolver a crise guineense há uma coisa evidente que se podia fazer: estacionar um contingente das Nações Unidas no país, com um mandato robusto e deter todos os envolvidos –  militares, políticos, civis, jagunços –  nos golpes e violências dos últimos anos. Numa frase: pôr fim à impunidade.

PS- A opção pela imagem chocante é deliberada. Os guineenses são pessoas e não uma abstração, ou uns “gajos habituados à violência”, num país tropical. Os guineenses merecem qualquer coisa chamada dignidade. Correndo o risco de me repetir: o mundo devia vir com uma errata.

Anúncios

7 thoughts on “E o sangue saiu à rua em Bissau (de novo)

  1. Já é altura de a comunidade internacional ser responsabilidade por crime de omissão de auxílio e até por comparticipação nos crimes violentos que o povo guineense está a sofrer há já 14 anos. O povo e o país é pobre, sem recursos, mas esta não deve ser a razão para que seja abandonado pela comunidade internacional.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s